Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim anuncia Centro Tecnológico para treinar mão de obra em Rondônia



Para atender a demanda de formação de mão de obra no Estado, ocasionada pelo boom de investimentos advindos das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira, de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e da iniciativa privada, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) esteve reunido, essa semana, em Brasília, com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Getúlio Marques, responsável pelo novo desenho de centros tecnológicos no país.

A idéia do parlamentar é incluir Rondônia nesse novo desenho de centros tecnológicos, aproveitando o que já existe de melhor na formação e capacitação de ensino profissionalizante, a Emarc – Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac -, instalada há 20 anos em Ariquemes.

Na próxima semana, Amorim deve se encontrar com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo,  para pedir o remanejamento da Emarc – vinculada ao Ministério da Agricultura – para a pasta da Educação. Dessa forma, afirma ele, se poderá ampliar o número de cursos para atender a demanda especializada exigida em Rondônia. A Emarc tem know how nessa área, já formou cerca de 700 técnicos em duas décadas de atuação no Estado.

"O Ministério da Educação está fazendo um novo mapa nessa área educacional com a criação de novos centros tecnológicos. Nessa nova nomenclatura se encaixa a Emarc, com atuação técnica profissionalizante no Estado. E já contamos para essa iniciativa com uma rubrica de R$ 4,5 milhões", afirma o deputado.

Com essa inclusão no Ministério da Educação, segundo o parlamentar, Rondônia terá aporte para preparar, treinar e qualificar técnicos para suprir a demanda de mercado.

Ele avalia também que, nesse novo desenho, as deficiências funcionais da Emarc serão sanadas. No ano passado, Amorim fez um pedido de socorro ao ministro Reinold Stefhanes (Agricultura) para efetivar funcionários e professores – boa parte emprestada de outros órgãos ou terceirizados – "Pelo que temos conversado com o Ministério da Educação, dentro dessa nova estrutura, todas essas pendências serão sanadas e haverá recursos, já disponível, para esses investimentos tanto na valorização profissional, de infra-estrutura, como ampliação de cursos", afirma.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

Creche Noturna transforma a rotina de mães trabalhadoras e estudantes em Porto Velho

A Creche Noturna, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, tem promovido mudanças significativas na rotina de mães que trabalham ou estudam no período

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

Casa do Papai Noel encantou famílias no Natal Porto Velho Luz

O brilho nos olhos das crianças, os sorrisos e os abraços marcaram a passagem de milhares de famílias pela Casa do Papai Noel durante o Natal Porto Ve

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

Prefeitura de Porto Velho define calendário de feriados e pontos facultativos de 2026

A Prefeitura de Porto Velho publicou o Decreto nº 21.691, de 30 de dezembro de 2025, que estabelece o calendário de feriados e pontos facultativos do

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

Viradão do Béra em Porto Vellho reúne multidão e redefine organização de eventos públicos em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou no centro da capital o Viradão do Béra, em frente ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, para receber o

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)