Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim anuncia Centro Tecnológico para treinar mão de obra em Rondônia



Para atender a demanda de formação de mão de obra no Estado, ocasionada pelo boom de investimentos advindos das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira, de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e da iniciativa privada, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) esteve reunido, essa semana, em Brasília, com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Getúlio Marques, responsável pelo novo desenho de centros tecnológicos no país.

A idéia do parlamentar é incluir Rondônia nesse novo desenho de centros tecnológicos, aproveitando o que já existe de melhor na formação e capacitação de ensino profissionalizante, a Emarc – Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac -, instalada há 20 anos em Ariquemes.

Na próxima semana, Amorim deve se encontrar com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo,  para pedir o remanejamento da Emarc – vinculada ao Ministério da Agricultura – para a pasta da Educação. Dessa forma, afirma ele, se poderá ampliar o número de cursos para atender a demanda especializada exigida em Rondônia. A Emarc tem know how nessa área, já formou cerca de 700 técnicos em duas décadas de atuação no Estado.

"O Ministério da Educação está fazendo um novo mapa nessa área educacional com a criação de novos centros tecnológicos. Nessa nova nomenclatura se encaixa a Emarc, com atuação técnica profissionalizante no Estado. E já contamos para essa iniciativa com uma rubrica de R$ 4,5 milhões", afirma o deputado.

Com essa inclusão no Ministério da Educação, segundo o parlamentar, Rondônia terá aporte para preparar, treinar e qualificar técnicos para suprir a demanda de mercado.

Ele avalia também que, nesse novo desenho, as deficiências funcionais da Emarc serão sanadas. No ano passado, Amorim fez um pedido de socorro ao ministro Reinold Stefhanes (Agricultura) para efetivar funcionários e professores – boa parte emprestada de outros órgãos ou terceirizados – "Pelo que temos conversado com o Ministério da Educação, dentro dessa nova estrutura, todas essas pendências serão sanadas e haverá recursos, já disponível, para esses investimentos tanto na valorização profissional, de infra-estrutura, como ampliação de cursos", afirma.
 
Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Cantata Natalina reúne centenas de porto-velhenses no Prédio do Relógio

Uma noite de celebração marcou o Prédio do Relógio, sede do Executivo Municipal, onde milhares de porto-velhenses se reuniram para acompanhar a primei

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

Prefeitura de Porto Velho conquista Selo Diamante de Transparência do TCE-RO

A Prefeitura de Porto Velho reafirmou seu destaque no cenário estadual ao conquistar o Selo Diamante de Transparência Pública, concedido pelo Tribunal

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

Natal Porto Velho Luz encanta famílias e empreendedores com gastronomia variada

O Parque da Cidade vive uma transformação, pela primeira vez, o espaço destinado à alimentação recebeu atenção especial e ganhou o nome de Vila Natali

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Prefeitura de Porto Velho encerra Jogos Municipais da Terceira Idade com eleição de Miss e Mister

Muita euforia, animação, simpatia e aplausos calorosos com uma turma que esbanja energia e vitalidade. Foi assim o encerramento dos Jogos Municipais d

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)