Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Amorim anuncia Centro Tecnológico para treinar mão de obra em Rondônia



Para atender a demanda de formação de mão de obra no Estado, ocasionada pelo boom de investimentos advindos das obras das usinas hidrelétricas do rio Madeira, de saneamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e da iniciativa privada, o deputado federal Ernandes Amorim (PTB) esteve reunido, essa semana, em Brasília, com o secretário de Educação Profissional e Tecnologia do Ministério da Educação, Getúlio Marques, responsável pelo novo desenho de centros tecnológicos no país.

A idéia do parlamentar é incluir Rondônia nesse novo desenho de centros tecnológicos, aproveitando o que já existe de melhor na formação e capacitação de ensino profissionalizante, a Emarc – Escola Média de Agropecuária Regional da Ceplac -, instalada há 20 anos em Ariquemes.

Na próxima semana, Amorim deve se encontrar com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo,  para pedir o remanejamento da Emarc – vinculada ao Ministério da Agricultura – para a pasta da Educação. Dessa forma, afirma ele, se poderá ampliar o número de cursos para atender a demanda especializada exigida em Rondônia. A Emarc tem know how nessa área, já formou cerca de 700 técnicos em duas décadas de atuação no Estado.

"O Ministério da Educação está fazendo um novo mapa nessa área educacional com a criação de novos centros tecnológicos. Nessa nova nomenclatura se encaixa a Emarc, com atuação técnica profissionalizante no Estado. E já contamos para essa iniciativa com uma rubrica de R$ 4,5 milhões", afirma o deputado.

Com essa inclusão no Ministério da Educação, segundo o parlamentar, Rondônia terá aporte para preparar, treinar e qualificar técnicos para suprir a demanda de mercado.

Ele avalia também que, nesse novo desenho, as deficiências funcionais da Emarc serão sanadas. No ano passado, Amorim fez um pedido de socorro ao ministro Reinold Stefhanes (Agricultura) para efetivar funcionários e professores – boa parte emprestada de outros órgãos ou terceirizados – "Pelo que temos conversado com o Ministério da Educação, dentro dessa nova estrutura, todas essas pendências serão sanadas e haverá recursos, já disponível, para esses investimentos tanto na valorização profissional, de infra-estrutura, como ampliação de cursos", afirma.
 
Fonte: Ascom

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce