Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Alvorada do Oeste: Dengue tem maior Incidência aponta levantamento



Na última segunda-feira (20), uma reunião com a equipe de Educação Ambiental da Fundação Ricardo Franco (FRF) e o secretário de saúde de Alvorada do Oeste, José João Domiciano, marcou o início de um levantamento sobre a Situação Sanitária do município. O objetivo desse levantamento é saber como anda a situação da população referente às doenças que serão trabalhadas ao longo do projeto.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Carlos Alberto, as ações ocorrerão diante dos dados repassados pelo município. “A partir destes dados coletados, faremos um trabalho voltado para esta necessidade local, de forma que faremos uma abordagem mais específica à doença que necessitar, ou seja, que os índices forem mais elevados”, explicou.

Constatação

No município, foi verificada a maior incidência de casos de dengue, sendo 358 casos no ano de 2009, e este ano, até junho os casos já somam 280. “Esse número poderá aumentar, isso porque os casos começam se intensificar devido o início do período das chuvas”, alertou Carlos Alberto.

A atuação do programa não será algo tão novo e extraordinário, mas será feito a conscientizarão da população [que é necessário] para a eliminação dos criadores do mosquito, o Aedes aegypti. “A campanha se norteará para não deixar água limpa e parada em pneus velhos, garrafas, latões, caixas d’água sempre com tampas. No caso da dengue o maior remédio é a prevenção”, disse. Outra doença frequente no município é a diarréia, que em 2009 foram 166 casos e até junho de 2010 já chegam em 55.

“Essa campanha da Fundação Ricardo Franco é muito importante para o município. Estou disposto a ajudar no que for necessário para o bom andamento dela”, disse o secretário de saúde, José João Domiciano.

Fonte: Etiene Gonçalves

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam

Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura

O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc

Gente de Opinião Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)