Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Alunos municipais transformam memórias de pioneiros vilhenenses em livro


 
A professora de Língua Portuguesa, Célia Maria Silva, da escola municipal Vilma Vieira, ao ler uma reportagem sobre uma mulher caminhoneira e pioneira de Vilhena, que contava suas memórias, teve criatividade de levar para a sala de aula esse recorte de jornal e trabalhar junto com seus alunos, o gênero textual: “Memórias literárias”.

Com base na reportagem a professora Célia e a professora de Técnica de Redação, Edna Wil, formaram uma parceria e utilizaram como estratégia esse texto para familiarizar os alunos a redigirem textos com narrativa onde pudessem contar fatos sobre a infância deles.

De acordo com as docentes, após esse exercício em sala, os alunos foram incentivados a escrever uma carta para pioneira com perguntas a ela. Além da carta os estudantes e as professoras saíram a campo visitando alguns moradores pioneiros do município que residem no bairro próximo à escola.

Segundo as professoras a experiência foi desafiadora e gratificante para os alunos, que puderam se envolver diretamente com a história de Vilhena.

Pouco a pouco os alunos foram descobrindo as memórias e lugares importantes na história de Vilhena. Um dos lugares mais comentados pelos moradores e pioneiros foi a Casa de Rondon, um local turístico na década de 80. Não se contentando com os depoimentos dos pioneiros, a escola mobilizou uma visita a Casa de Rondon, onde os estudantes puderam, de perto, ver os objetos e comparar a história escrita nos livros. A partir do cantado e da observação os alunos redigiram textos individuais e um texto coletivo, cumprindo um dos requisitos das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010, que é a produção de um texto do gênero “Memórias Literárias”.

Além dos textos para a Olimpíada, o resultado final dessas atividades será na publicação de um livro contendo os textos escritos pelos alunos participantes da Olimpíada. O resultado final será divulgado no mês de novembro.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho

Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho

Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque

Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano

Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Gente de Opinião Segunda-feira, 26 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)