Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Alunos municipais transformam memórias de pioneiros vilhenenses em livro


 
A professora de Língua Portuguesa, Célia Maria Silva, da escola municipal Vilma Vieira, ao ler uma reportagem sobre uma mulher caminhoneira e pioneira de Vilhena, que contava suas memórias, teve criatividade de levar para a sala de aula esse recorte de jornal e trabalhar junto com seus alunos, o gênero textual: “Memórias literárias”.

Com base na reportagem a professora Célia e a professora de Técnica de Redação, Edna Wil, formaram uma parceria e utilizaram como estratégia esse texto para familiarizar os alunos a redigirem textos com narrativa onde pudessem contar fatos sobre a infância deles.

De acordo com as docentes, após esse exercício em sala, os alunos foram incentivados a escrever uma carta para pioneira com perguntas a ela. Além da carta os estudantes e as professoras saíram a campo visitando alguns moradores pioneiros do município que residem no bairro próximo à escola.

Segundo as professoras a experiência foi desafiadora e gratificante para os alunos, que puderam se envolver diretamente com a história de Vilhena.

Pouco a pouco os alunos foram descobrindo as memórias e lugares importantes na história de Vilhena. Um dos lugares mais comentados pelos moradores e pioneiros foi a Casa de Rondon, um local turístico na década de 80. Não se contentando com os depoimentos dos pioneiros, a escola mobilizou uma visita a Casa de Rondon, onde os estudantes puderam, de perto, ver os objetos e comparar a história escrita nos livros. A partir do cantado e da observação os alunos redigiram textos individuais e um texto coletivo, cumprindo um dos requisitos das Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010, que é a produção de um texto do gênero “Memórias Literárias”.

Além dos textos para a Olimpíada, o resultado final dessas atividades será na publicação de um livro contendo os textos escritos pelos alunos participantes da Olimpíada. O resultado final será divulgado no mês de novembro.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam