Terça-feira, 22 de julho de 2014 - 11h45
Cerca de mil alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Maria de Nazaré Santos”, no distrito de Jacy-Paraná, devem retornar às aulas no próximo dia 28 de julho. Eles estão sem aulas há sete meses, desde quando houve as cheias excepcionais dos rios Madeira e Jacy-Paraná, quando o prédio ficou parcialmente inundado. Neste período, vândalos furtaram o forro, a rede elétrica, além de material esportivo, utensílios de cozinha, limpeza e livros.
Segundo a professora Cláudia Gomes Setúbal, diretora do estabelecimento de ensino, o Conselho Estadual de Ensino - tendo em vista a declaração do estado de calamidade pública devido a cheia -, autorizou regime especial, para que as aulas sejam repostas em até cinco turnos, contra turno e aos sábados, com o ano letivo sendo estendido até o final de fevereiro de 2015.
A escola “Maria de Nazaré Santos” foi fundada em 1989 e foi reformada em 2013. Com a cheia histórica dos rios Madeira e Jacy-Paraná, as aulas sequer foram iniciadas este ano. Após a vazante dos rios, o prédio precisaria ser limpo, mas não havia orçamento para isso e chegou-se a especular em desativar o colégio, transferindo os professores, com grande prejuízo para a população do distrito.
Segundo o vereador Jurandir Bengala, houve a interferência dele junto à Secretaria de Estadual de Educação para que fosse autorizada a reforma e limpeza do prédio, quando ele sugeriu que a Santo Antônio Energia fosse procurada e feita a proposta a parceria para apoio na reforma da escola. “Naquele momento, tive a certeza que o pessoal da Santo Antônio [Energia] nos atenderia. E cada atendimento de nossas reivindicações, quem ganha com isso é a população”.
Os serviços realizados na Escola “Maria de Nazaré Santos” foram na reforma e limpeza do prédio, além da instalação de toda rede elétrica, troca de portas de alumínio, revisão do telhado, recuperação do forro, instalação de acessório dos banheiros (tampas de vasos sanitários, válvulas de pressão dos mictórios, chuveiros elétricos, ducha higiênica, no banheiro dos portadores de necessidades especiais, divisória de granito) e revisão do sistema de esgotos.
Guilherme Abbad, gerente de Sustentabilidade da Santo Antônio Energia, representou a empresa e assinou o termo de entrega da reforma à diretora Cláudia Setúbal.
Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho
Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por
Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos
Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n
Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho
Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir
Site do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo já está no ar para cadastro de candidatos
A Prefeitura de Porto Velho acaba de lançar o site oficial do 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, que será realizado no próximo dia 11 de agosto,