Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

ALE faz homenagem a professores e alunos de RO


A sede do Poder Legislativo de Rondônia foi transferida para o município de Vilhena, através de projeto de resolução da mesa diretora e instalada na Câmara Municipal de Vereadores para a realização de Sessão Solene, na manhã desta quinta-feira (25), para homenagear escolas que se destacaram no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), professores e alunos vencedores das Olimpíadas de Português

Gente de Opinião

e Matemática em todo o Estado de Rondônia. A propositura é de

 

autoria dos deputados estaduais Epifânia Barbosa(PT) e Luizinho Goebel (PV).

A deputada Epifânia foi a primeira a usar a tribuna e disse entender que todos os profissionais da educação precisam do reconhecimento de uma maneira mais ampla e que a Assembleia Legislativa com uma visão ampliada optou pelo parâmetro nacional que é o IDEB que faz o destaques através dos dados do censo escolar e abrange o coletivo e ao mesmo tempo premia individualmente cada profissional. “Observamos que a maioria das escolas que tiveram bom desempenho estão localizadas de Cacoal a Vilhena, por isso a escolha do município de Vilhena para a entrega da homenagem. Temos desafios tremendos na área da educação, desde a valorização profissional, mas também a educação no dia a dia, no convívio do aluno professor. Acompanho o trabalho de algumas escolas que convivem com problemas sociais onde o reflexo acontece dentro de sala de aula, o que dificulta o desenvolvimento tanto do estudante quanto do próprio professor”. Ela declarou ter profundo reconhecimento do trabalho e desafios dos profissionais onde os profissionais do campo, sem perspectivas para atuar e muitas vezes o resultado é muito superior que outras instituições de ensino que tem mais condições. Falou sobre Lei da Gestão Democrática de autoria dela e também do deputado Luizinho onde o governo de Rondônia se comprometeu em avaliar e aprovar a regulamentação desta Lei.

Na sequência o deputado Luizinho Goebel disse ser uma honra está em momento impar em homenagem ao profissional da educação. Frisou que em vários momentos do mandato buscou melhorias para a qualidade do ensino em Rondônia. Destacou que foi relator do plano de carreira, cargos e salário da educação na Assembleia Legislativa e promoveu a ampliação e reformas de várias escolas no município de Vilhena. “Mais que ajudar a melhorar a estrutura física das unidades é aumentar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. Temos nos países de primeiro mundo o índice 5 o que é considerado razoável e em Rondônia esse índice chega a casa dos 6.4 o que é fantástico. A prioridade, a base da sociedade, o sucesso dos municípios e de todo país é a educação”, finalizou.

O deputado Marcos Donadon disse que o momento é de comemoração, dia de festa, uma justa homenagem. Os alunos receberam o ensinamento dos professores e agora temos um excelente resultado dos dois lados. “É um orgulho ver nossos professores e alunos sendo destaque através do Governo Federal que escolhe as melhores escolas, o melhor ensino e melhores professores”.

O Coordenador Regional de Educação Edson Soares abriu o discurso afirmando que ainda tem muito a se conquistar e que essa homenagem é só mais um passo positivo dado a educação. Afirmou que essa elevação do nível de qualidade faz parte de um compromisso do governador Confúcio Moura no inicio do mandato. Citou exemplo de melhorias na área educacional em Rondônia como a gestão democrática, ampliação da educação em tempo integral, valorização dos servidores, redução de carga horaria entre outros grandes benefícios. Finalizou dizendo que a educação ainda tem muito o que avançar porém, observando os resultado do IDEB das escolas 2011 nota-se o crescimento e a dedicação de cada profissional em prol da melhoria na qualidade do ensino.

O Secretario Municipal de Educação de Vilhena José Carlos Arrigo, representando o prefeito Jose Rover (PT) parabenizou Vilhena por ter quatro escolas premiadas. Destacou que a participação dos pais faz toda diferença. São quatro horas na escola e vinte horas ao lado da família que pode fazer todo trabalho de base com os estudantes. “E só dessa maneira se pode ter realmente uma educação de qualidade.” É bom quando se recebe homenagem mas acima de tudo vem o resultado com a melhora na qualidade do ensino.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Vilhena Antônio Marques Albuquerque(PHS) ressaltou o valor de um bom espaço físico das escolas mas acima de tudo o conhecimento e o preparo do professor em sala de aula.

O Secretário de Estado do Esporte, Cultura e Lazer- SECEL, Emanuel Neri, no ato representando o governador Confúcio Moura(PMDB), disse ser muito gratificante está num evento de homenagem aos profissionais da educação. Que os educadores devem juntos somar esforços para cada vez mais melhorar os resultados, pois agora a cobrança é maior. Encerrou afirmando que o momento é de celebrar, comemorar e que o estado continuará investido forte e sério na melhoria da qualidade de ensino, melhoria no desporto para um crescimento cada vez maior da educação como um todo.

Homenageados

Em nome dos homenageados, usou a tribuna o diretor da Escola Rute Rocha de Jí-Paraná. Destacou estarem orgulhosos por competir com escolas dos grandes centros do país, onde existem escolas consideradas as melhores do país. Obtivemos 6.4, onde essa meta era para 2021. Apesar disso queremos crescer cada vez mais, devemos isso aos nossos alunos, professores e equipe escolar que dão suporte para que a educação aconteça de fato. Entre as 10 escolas do estado 3 estão em Ji-Paraná e isso é motivo de grande orgulho para nossa região.

A professora Elaine Cristina diretora da Escola Anísio Serrão de Carvalho de Pimenta Bueno disse que é a segunda vez que a escola tem o mérito e a honra de ser premiada. “Ser diretora de uma escola é uma luta, mas tudo o que se faz com amor, carinho e respeito tem resultado e nós estamos colhendo”, afirmou. Parabenizou os alunos de Rondônia que demostram interesse e muito desejo do aprendizado e a resposta é essa classificação no IDEB.

Na sequência as escolas, professores e alunos receberam as placas e troféus das mãos dos deputados Epifânia Barbosa, Luizinho Goebel e Marcos Donadon. O momento foi marcado por muita alegria e emoção. A cada entrega aplausos e registros em foto e vídeo.

No total 12 escolas públicas de 1o a 5o anos, 15 escolas de 6o a 9o anos, três professores e três alunos foram homenageados com placas e troféus pelo desempenho. A mesa de trabalhos foi composta pelos deputados autores da proposta Epifânia Barbosa e Luizinho Goebel, deputado Marcos Donadon (PMDB), Antônio Marcos Albuquerque - presidente da Câmara Municipal de Vilhena, José Carlos Arrigo- Secretário Municipal de Educação de Vilhena, Edson Soares – Coordenador Regional de Educação, Oscar Carlos das Neves Lebre – Secretário Regional do Tribunal de contas de Vilhena, Tenente Coronel PM Paulo Sérgio Vieira Gonçalves- Comandante do 3o Batalhão de Policia Militar, Nilton César Rios- Presidente da Câmara Municipal de Jí-Paraná e Emanuel Neri – Secretário de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer – SECEL.

Fonte: ALE/RO - DECOM

Mais Sobre Municípios

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor  Renê

Prefeitura de Rolim de Moura: Nota de pesar Doutor Renê

É com profunda tristeza que a prefeitura de Rolim de Moura (RO) comunica o falecimento do médico Renê Alfredo Delgadillo Salgueiro, vítima da COVID-

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

Doações do Imposto de Renda beneficia entidades sociais de Ji-Paraná

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesce