Porto Velho (RO) terça-feira, 29 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Airton participa de encontra das CFC’s


Airton participa de encontra das CFC’s - Gente de Opinião

Em um encontro histórico nas dependências da Circunscrição Regional de Trânsito (3ª Ciretran) com sede em Ji-Paraná, realizado na manhã de ontem, sábado (28/7), proprietários da empresa de Centro de Formações de Condutores de Rondônia (CFC’s) com o Sindicato das Auto Escolas de Rondônia (Sindar) debateram as novas portarias do Detran/RO e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O evento contou com a presença de diversas autoridades do município, estado e até do presidente do Sindicato das Auto Escolar do Estado do Paraná, Justino Rodrigues Fonseca. O vice-governador e diretor geral do Detran/RO, Airton Pedro Gurgacz foi homenageado pela forma democrática e trabalhista que está desempenhando a frente do órgão.

O encontrou teve início às 10h e teve como principal objetivo debater duas novas portarias, uma delas (1406) editada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RO) regulamentando os novos valores, mínimos, de cobranças, pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s) para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e a portaria 358 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentando o uso de veículos padronizados na realização das aulas e exames práticos.

Debates

Durante o referido encontro outros itens, também considerados importantes, foram discutidos pelo sindicado das auto escolar presidido pela empresária, Solange Barros. Entre as autoridades, usaram a palavra o deputado estadual, Euclides Maciel (PSDB), Justino Rodrigues Fonseca presidente do Sindicado das Auto Escolar do Paraná; Marion Mello presidente da Empresa Municipal de Transporte Urbano (EMTU) de Ji-Paraná, representando o prefeito, José Bianco (DEM); Cristiano Matos e corregedor geral do Detran/RO. Outros servidores do órgão, também estiveram presentes para tirar dúvidas dos representantes das empresas.
 

Homenagem

Antes do encerramento do encontro o Sindicato das Auto Escolar de Rondônia prestou duas homenagens. A primeira delas foi ao prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco (DEM) por ter colaborado com a categoria na doação da área onde é hoje o Centro de Treinamento localizado em frente ao estádio, Biancão. Ele foi representado pelo presidente da EMTU, Marion Mello que recebeu a placa.
 

Democrática e Trabalhista

Outro homenageado pelo sindicato das CFC’s foi o vice-governador e diretor geral do Detran/RO, Airton Pedro Gurgacz. Para a entidade, nunca, a categoria teve uma gestão democrática e trabalhista como está tendo atualmente. “Temos que reconhecer que as portas do Detran sempre estão abertas para as nossas reivindicações. A presteza, a sinceridade e a forma democrática como está conduzindo o órgão nos deixar crer que teremos sempre ações benéficas aos usuários do Detran”, declarou Solange Barros presidente do sindicato. O mesmo pensamento tem o proprietário da CFC Norte, Cláudio Góis. "Somos testemunhas do trabalho sério implantado pelo diretor, Airton Gurgacz", afirmou.


Airton Gurgacz

Em suas palavras, Airton Gurgacz agradeceu a homenagem, mas pediu o apoio das auto escolar para a formação dos novos condutores com mais qualidade. “Não adianta cobrar taxas baratas, criar disputa comercial entre as empresas, e o resultado será o surgimento de novos motoristas o mínimo conhecimento da legislação de trânsito”, declarou.

O diretor também lembrou que dentro do prazo legal, em se tratando de ano eleitoral, foram assinados 36 convênios para investimentos em diversas cidades do interior do Estado. Em Porto Velho, ele afirmou que o órgão está buscando parceria com a classe dos taxistas no sentido de conseguir diminuir a tarifa, e assim, contribuir com os índices de acidentes na cidade.
 

Servidores

Entre as ações mais importantes dentro do Detran/RO, em sua gestão, o diretor lembrou que o aumento aproximado de 36% aos servidores, e a aprovação do Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS) que deverá ser promulgado e pago, de forma retroativa muito em breve. Ele finalizou se colocando a disposição do sindicato das auto escolar, e reafirmando que conta com o apoio do governador, Confúcio Moura (PMDB), do deputado federal, Marcos Rogério e do senador, Acir Gurgacz, ambos do PDT, bem como da Assembleia Legislativa do Estado.
 

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam