Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agroindústria Familiar revela prosperidade em Médici



Atividades do “agroprocessamento”, desenvolvidas por produtores rurais do município de Presidente Médici/RO, estão intensas e em expansão. É a Agroindústria Familiar em destaque no cenário econômico regional com a oferta de produtos como, Iogurte, queijo, farinha de mandioca, rapadura, melado de cana, pimenta e poupas de frutas. De incontestável qualidade e sabor, esses alimentos, além de serem uma alternativa saudável às famílias, cumprem rigorosos procedimentos sanitários de fabricação.

A vocação de produção, o vigor da organização rural e sua relevância para a economia do município têm especial reconhecimento da Prefeitura, que desenvolve políticas de fortalecimento ao setor. O desempenho das famílias que gerem agroindústrias em Médici é acompanhado pela prefeita Lurdinha do Sindicato (PT), que faz vistas aos produtores, troca informações e colhe demandas que podem ser sanadas por meio da administração municipal.

Na linha 132, região do distrito mediciense de Estrela de Rondônia, Adalto Lobo, esposa e filhos produzem a rapadura e melado de cana “Alcateia”. Para atender o comércio local, a família Lobo teve de aumentar o galpão fabril, adquirir maquinários e contratar mão de obra. As instalações são inspecionadas pela Vigilância Sanitária e obedecem a todos os requisitos de higiene. “O ritmo aqui tá acelerado pra gente atender tanta encomenda”, disse Adalto.

O emprego de tecnologia com padrão de alto controle higiênico também foi constatado pela prefeita na usina de beneficiamento de leite, no Setor Muqui. O empreendimento, que leva a marca “Ishiybom”, se destaca pela oferta de iogurte natural com frutas, envasado e rotulado com acompanhamento sanitário. Nas feiras de produtores, nos mercados e em entregas, o alimento tem aceitação que impressiona pela variedade de sabores e quantidades.

Otaviano Dantas planta, colhe e processa a mandioca que faz a farinha “Rondofar”. Mesmo dispondo de maquinários e estrutura predial satisfatórios, ele prefere manter o mesmo volume de entregas. Ocorre que, segundo o produtor, no caso da farinha, aumentar a produção pode significar perda da qualidade e sabor. “A nossa farinha é muito procurada justamente pela qualidade, e esse é um ponto que queremos manter”, disse o farinheiro.

Segundo a prefeita Lurdinha, a Prefeitura prevê parcerias com órgãos técnicos de assistência, para prestar os auxílios necessários. Conforme a gestora, a administração tem fomentado boas práticas de fabricação com tecnologia de processamento dos alimentos e formalização dos microempresários do campo. “É importante que nossos produtores estejam organizados porque essas atividades têm promovido qualidade de vida no sítio e circulação monetária no comércio”, observou.

Fonte: Ascom / Willian Luiz

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Feirão do Emprego ofertou oportunidade para pessoas com mais de 50 anos em Porto Velho

Aos 62 anos, Jesus Batista tem se mantido firme na busca por uma nova oportunidade no mercado de trabalho em Porto Velho. Com experiência como auxilia

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne milhares de pessoas em Porto Velho

Um marco na história de Porto Velho, assim pode ser definido o primeiro Feirão de Empregos, promovido nesta segunda-feira (11), pela Prefeitura de Por

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Prefeitura de Porto Velho vai servir lanche extra para mais de 40 mil alunos

Reduzir a insegurança alimentar é uma das prioridades para garantir a dignidade da população. Com esse objetivo, a Prefeitura de Porto Velho lançou, n

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Moradores do loteamento Jardim Miraflores são cadastrados para regularização em Porto Velho

Após quase 15 anos, o morador do Loteamento Jardim Miraflores, localizado no bairro Três Marias, zona Leste da capital, Durval Mendonça, deu o primeir

Gente de Opinião Terça-feira, 12 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)