Segunda-feira, 28 de junho de 2010 - 15h41
O crescimento do setor pecuário leiteiro e a busca pelo aumento da produção e da qualidade do leite levaram agricultores de Vilhena a criarem a Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de Vilhena e Região (Cooaprovir). Hoje já são 105 sócios de 10 associações de produtores rurais que juntos, produzem 12 mil litros de leite dia.
As cooperativas são grande aliadas de pequenos produtores que querem crescer em suas atividades, pois além de solucionarem seus problemas em conjunto, é possível reduzir custos na compra insumos e obter maiores lucros com a venda conjugada.
Com essas vantagens, aliadas à assistência técnica efetiva e apoio governamental o pequeno produtor rural fica em condições favoráveis para concorrer no segmento mercadológico produtivo.
A idéia de se criar uma cooperativa de leite em Vilhena nasceu em 2008, durante a crise dos produtores de leite e os laticínios em Rondônia. A princípio o objetivo era a industrialização, através de ensacamento de leite, o chamado barriga mole, mas os produtores começaram a perceber que eles precisavam primeiro, investir na melhoria da qualidade e da produtividade do leite.
A Cooaprovir foi fundada em 2009, e já conta hoje, com 105 associados, a maioria de associações de produtores rurais. O produtor Airton Evadir Machado, da Linha 60, em Nova Conquista conta que através da cooperativa eles têm buscado maior apoio da Emater, para orientá-los quanto ao manejo da pastagens e dos animais, a fim de obter um produto de melhor qualidade, capaz de competir no mercado consumidor. “A maioria dos produtores vende o leite em Vilhena, que só tem dois pequenos laticínios e em Colorado e nós queremos nos unir para poder pegar melhor preço, mas para isso precisamos de leite com qualidade”, diz.
Além de incentivar a melhoria da qualidade do leite, a cooperativa pretende subsidiar seus associados também na produção agrícola. A Emater tem prestado assistência técnica diretamente a cada produtor, mas a diretoria da Cooaprovir pretende solicitar a disponibilidade de um técnico que possa atender a cooperativa como um todo.
Fonte: Wania Ressutti - DRT-959/RO
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Fiação aérea de energia e telefonia está com os dias contados em Porto Velho
Seguindo um propósito de modernização, respeito à paisagem urbana, segurança e qualidade de vida, a Prefeitura de Porto Velho já deu início aos estudo

Prefeitura apresenta programação especial para comemorar os 111 anos de instalação de Porto Velho
Uma programação toda especial foi elaborada pela Prefeitura de Porto Velho para celebrar em grande estilo os 111 anos de instalação do município, no p

Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr
Domingo, 25 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)