Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Agricultores de Vilhena criam cooperativa


 
O crescimento do setor pecuário leiteiro e a busca pelo aumento da produção e da qualidade do leite levaram agricultores de Vilhena a criarem a Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de Vilhena e Região (Cooaprovir). Hoje já são 105 sócios de 10 associações de produtores rurais que juntos, produzem 12 mil litros de leite dia.

As cooperativas são grande aliadas de pequenos produtores que querem crescer em suas atividades, pois além de solucionarem seus problemas em conjunto, é possível reduzir custos na compra insumos e obter maiores lucros com a venda conjugada.

Com essas vantagens, aliadas à assistência técnica efetiva e apoio governamental o pequeno produtor rural fica em condições favoráveis para concorrer no segmento mercadológico produtivo.

A idéia de se criar uma cooperativa de leite em Vilhena nasceu em 2008, durante a crise dos produtores de leite e os laticínios em Rondônia. A princípio o objetivo era a industrialização, através de ensacamento de leite, o chamado barriga mole, mas os produtores começaram a perceber que eles precisavam primeiro, investir na melhoria da qualidade e da produtividade do leite.

A Cooaprovir foi fundada em 2009, e já conta hoje, com 105 associados, a maioria de associações de produtores rurais. O produtor Airton Evadir Machado, da Linha 60, em Nova Conquista conta que através da cooperativa eles têm buscado maior apoio da Emater, para orientá-los quanto ao manejo da pastagens e dos animais, a fim de obter um produto de melhor qualidade, capaz de competir no mercado consumidor. “A maioria dos produtores vende o leite em Vilhena, que só tem dois pequenos laticínios e em Colorado e nós queremos nos unir para poder pegar melhor preço, mas para isso precisamos de leite com qualidade”, diz.

Além de incentivar a melhoria da qualidade do leite, a cooperativa pretende subsidiar seus associados também na produção agrícola. A Emater tem prestado assistência técnica diretamente a cada produtor, mas a diretoria da Cooaprovir pretende solicitar a disponibilidade de um técnico que possa atender a cooperativa como um todo.


Fonte: Wania Ressutti  - DRT-959/RO
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

Viradão do Béra em Porto Velho terá atração nacional e transmissão ao vivo

A chegada de 2026 em Porto Velho promete ser celebrada em grande estilo. O Viradão do Béra, uma das maiores festas de réveillon da cidade, contará com

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

Prefeitura de Porto Velho alerta sobre travessia em área interditada do Canal Santa Bárbara

A Prefeitura de Porto Velho reforça o alerta à população sobre o perigo de circular pelo Canal Santa Bárbara, na região do Triângulo. Mesmo com a inte

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)