Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Agricultores de Vilhena criam cooperativa


 
O crescimento do setor pecuário leiteiro e a busca pelo aumento da produção e da qualidade do leite levaram agricultores de Vilhena a criarem a Cooperativa Agropecuária dos Produtores de Leite de Vilhena e Região (Cooaprovir). Hoje já são 105 sócios de 10 associações de produtores rurais que juntos, produzem 12 mil litros de leite dia.

As cooperativas são grande aliadas de pequenos produtores que querem crescer em suas atividades, pois além de solucionarem seus problemas em conjunto, é possível reduzir custos na compra insumos e obter maiores lucros com a venda conjugada.

Com essas vantagens, aliadas à assistência técnica efetiva e apoio governamental o pequeno produtor rural fica em condições favoráveis para concorrer no segmento mercadológico produtivo.

A idéia de se criar uma cooperativa de leite em Vilhena nasceu em 2008, durante a crise dos produtores de leite e os laticínios em Rondônia. A princípio o objetivo era a industrialização, através de ensacamento de leite, o chamado barriga mole, mas os produtores começaram a perceber que eles precisavam primeiro, investir na melhoria da qualidade e da produtividade do leite.

A Cooaprovir foi fundada em 2009, e já conta hoje, com 105 associados, a maioria de associações de produtores rurais. O produtor Airton Evadir Machado, da Linha 60, em Nova Conquista conta que através da cooperativa eles têm buscado maior apoio da Emater, para orientá-los quanto ao manejo da pastagens e dos animais, a fim de obter um produto de melhor qualidade, capaz de competir no mercado consumidor. “A maioria dos produtores vende o leite em Vilhena, que só tem dois pequenos laticínios e em Colorado e nós queremos nos unir para poder pegar melhor preço, mas para isso precisamos de leite com qualidade”, diz.

Além de incentivar a melhoria da qualidade do leite, a cooperativa pretende subsidiar seus associados também na produção agrícola. A Emater tem prestado assistência técnica diretamente a cada produtor, mas a diretoria da Cooaprovir pretende solicitar a disponibilidade de um técnico que possa atender a cooperativa como um todo.


Fonte: Wania Ressutti  - DRT-959/RO
 

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam