Porto Velho (RO) domingo, 27 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Aeroporto de Ji-Paraná terá nova pista de pouso



A Fundação Ji-Cred defendeu a construção de uma pista paralela como forma manter o funcionamento do aeroporto

A decisão da construção de uma nova pista foi proposta em audiência pública, realizada na tarde de última sexta-feira, na Câmara de vereadores de Ji-Paraná. Proposta pelo vereador Marcos Rogério, a consulta teve como objetivo reunir lideranças da sociedade organizada e representantes dos três poderes municipais, para que elaborassem uma estratégia de ação que resolva o impasse em relação a necessidade de melhorar a pista e as instalações do aeroporto.

Administrado pela Fundação Ji-Cred, através de um convênio compartilhado com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), via Governo do Estado, o Aeroporto José Coleto contabiliza atualmente uma média mensal de 3.500 embarques nas duas empresas aéreas que atuam no município. Segundo Norberto Gohl, diretor executivo da Fundação, o bom funcionamento do José Coleto é indispensável à manutenção do desenvolvimento econômico de Ji-Paraná e toda a região circunvizinha.

Após as considerações do representante do governo do estado e da Fundação Ji-Cred ficou definido que será enviado um documento ao Governo do Estado solicitando o cancelamento do processo licitatório da reforma da pista já existente, junto a uma solicitação de abertura de processo para contratação de uma empresa especializada em aeroportos, que realizará todo o levantamento necessário para confecção de um projeto que contempla o aeroporto de Ji-Paraná com uma nova pista de pouso.

“Se fosse realizada a reforma da atual pista, como estava previsto para acontecer, ficaríamos sem vôos por muito tempo, o que causaria um grande prejuízo econômico. Acredito que essa proposta de construção de uma pista paralela é a melhor saída para resolver definitivamente o atual problema de demanda de instalações que acompanhem o crescimento pela procura de vôos em Ji-Paraná”, afirmou Norberto.

Presente à audiência, Jacques Albagli, diretor geral do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens (DER), garantiu que mesmo no período de construção da nova pista, o DER continuará dando manutenção adequada à pista já existente. “Vamos continuar realizando o trabalho de manutenção da pista como sempre temos feito, mesmo enquanto administramos a construção da nova. Com essa decisão de cancelamento do processo para reforma da atual pista teremos praticamente que iniciar do zero, por isso estaremos empenhado ao máximo para correr com todos os processos necessários para atender a população de Ji-Paraná da melhor forma possível”, afirmou salientando que provavelmente em fevereiro do próximo ano, a empresa que confeccionará o projeto já deverá estar sendo contratada.

Existe atualmente uma emenda proposta pelo deputado Anselmo, no valor de R$ 2 milhões, destinados à reforma do saguão de embarque do aeroporto. Segundo o deputado, esse recurso poderá ser utilizado agregando mais benefícios e conforto aos usuários do José Coleto. 

Fonte: Edna Okabayashi

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam