Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Aeroporto de Guajará-Mirim passa por reforma geral



O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou os trabalhos para a reforma geral do aeroporto de Guajará-Mirim, divisa de Rondônia com a Bolívia. Técnicos do Departamento inspecionaram o aeroporto durante a semana, fazendo levantamento de todas as necessidades para que a cidade possa voltar a receber aeronaves de grande porte (voos comerciais).

O diretor-geral do DER, engenheiro Jacques Albagli, explicou que no último mês de novembro técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriaram o local e solicitaram que fosse realizada uma reforma geral. “Atendendo o pedGente de Opiniãoido da Anac, o governador Ivo Cassol determinou que o DER se empenhasse, ao máximo, para solucionar todos os problemas no local”, detalhou o diretor, acrescentando que a reforma é o primeiro passo para a retomada de voos comerciais em Guajará-Mirim, também conhecida como a Pérola do Mamoré.

No projeto que está sendo elaborado consta que o pavimento da pista de pouso, da pista de táxi e do pátio de aeronave serão todos recapeados, enquanto o balizamento noturno, a sinalização horizontal e a reforma do terminal de embarque e desembarque serão restaurados.  Albagli enfatizou que o trabalho de recapeamento será feito pela equipe própria do DER, num gasto em torno de R$ 350 mil. Os demais serviços serão realizados por uma empresa que será contratada por meio de licitação. O diretor lembrou que, se o trabalho de recapeamento fosse realizado por uma empreiteira, o custo seria muito maior.

O Governo do Estado tem interesse em retomar voos de Porto Velho para Guajará-Mirim e Costa Marques. As cidades são próximas, mas hoje, o acesso é apenas por via terrestre pelas BRs 429, 364 e 425, numa extensão em torno de mil quilômetros. O retorno dos voos comerciais ajudaria a impulsionar a economia guajaramirense, explanou Jacques Albagli.

Atualmente, o aeroporto opera com aeronaves particulares (pequeno porte), somente durante o dia, devido à falta de balizamento noturno. 

Fonte - Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo

A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

Mais de 103 mil pessoas passaram pelo Parque da Cidade desde a abertura do Natal

O espírito do Natal tomou conta de Porto Velho no sábado (22), quando uma multidão esteve no Parque da Cidade para acompanhar a abertura oficial das f

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

Prefeitura de Porto Velho mobiliza força-tarefa para atender população

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por forte temporal em Porto Velho, com acúmulo superior a 100 milímetros de chuva, segundo dados meteorol

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

Primavera de Rondônia se torna o primeiro município do estado a anunciar abono natalino aos servidores em 2025

O prefeito de Primavera de Rondônia, Lucas Nunes (PL), anunciou nas redes sociais o pagamento de um abono natalino aos servidores públicos municipai

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)