Sábado, 21 de março de 2009 - 14h38
O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou os trabalhos para a reforma geral do aeroporto de Guajará-Mirim, divisa de Rondônia com a Bolívia. Técnicos do Departamento inspecionaram o aeroporto durante a semana, fazendo levantamento de todas as necessidades para que a cidade possa voltar a receber aeronaves de grande porte (voos comerciais).
O diretor-geral do DER, engenheiro Jacques Albagli, explicou que no último mês de novembro técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vistoriaram o local e solicitaram que fosse realizada uma reforma geral. “Atendendo o ped
ido da Anac, o governador Ivo Cassol determinou que o DER se empenhasse, ao máximo, para solucionar todos os problemas no local”, detalhou o diretor, acrescentando que a reforma é o primeiro passo para a retomada de voos comerciais em Guajará-Mirim, também conhecida como a Pérola do Mamoré.
No projeto que está sendo elaborado consta que o pavimento da pista de pouso, da pista de táxi e do pátio de aeronave serão todos recapeados, enquanto o balizamento noturno, a sinalização horizontal e a reforma do terminal de embarque e desembarque serão restaurados. Albagli enfatizou que o trabalho de recapeamento será feito pela equipe própria do DER, num gasto em torno de R$ 350 mil. Os demais serviços serão realizados por uma empresa que será contratada por meio de licitação. O diretor lembrou que, se o trabalho de recapeamento fosse realizado por uma empreiteira, o custo seria muito maior.
O Governo do Estado tem interesse em retomar voos de Porto Velho para Guajará-Mirim e Costa Marques. As cidades são próximas, mas hoje, o acesso é apenas por via terrestre pelas BRs 429, 364 e 425, numa extensão em torno de mil quilômetros. O retorno dos voos comerciais ajudaria a impulsionar a economia guajaramirense, explanou Jacques Albagli.
Atualmente, o aeroporto opera com aeronaves particulares (pequeno porte), somente durante o dia, devido à falta de balizamento noturno.
Fonte - Decom
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Missão humanitária da Defesa Civil leva água a comunidades isoladas de Porto Velho
Muitas vezes lembrada apenas em situações de emergência, a Defesa Civil de Porto Velho é uma superintendência capacitada e estruturada para atuar dura

A 16ª edição da Feira da Mulher do Norte chega como mais uma oportunidade de fortalecer o empreendedorismo feminino em Porto Velho, reunindo histórias

Páscoa no Parque reúne mais de 64 mil pessoas e movimenta economia de Porto Velho
A programação “Páscoa no Parque”, realizada entre os dias 1º e 5 de abril, no Parque da Cidade, em Porto Velho, reuniu um público de mais de 64 mil pe

Prefeito Affonso anuncia grande operação tapa-buracos em Ji-Paraná
Na manhã desta quarta-feira (08), o prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), anunciou o início de uma ampla operação tapa-buracos que contemplar
Sexta-feira, 10 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)