Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 20h57
A prefeitura de Porto Velho realizou na tarde desta quinta feira (10), uma reunião com todos os administradores dos distritos da Capital e representantes de diversas secretarias municipais. O encontro aconteceu no Departamento de Assuntos do Interior (DAI) e teve como objetivo principal, a entrega do plano de ação distrital ao prefeito Roberto Sobrinho e discutir ações das secretarias nas comunidades ao longo da BR-364 e regiões ribeirinhas. Um exemplar do plano de ação distrital foi entregue pelo diretor do DAÍ, Francisco Alves de Araújo (Tyer). O vereador Jurandir Bengala, acompanhou parte da reunião, na qual foi destacada a importância da aplicação de políticas públicas nos distritos e, consequentemente, o desenvolvimento das comunidades e melhoria da qualidade de vida da população.
Os administradores também foram informados sobre diversas ações da prefeitura programadas para os próximos dias, com detalhamento da reunião com os produtores rurais, na manhã desta sexta feira (11), no Teatro Banzeiros e à Tenda Mulher, organizado pela primeira dama de Porto Velho, Lucilene Peixoto, com data marcada para 27 de março, em homenagem a todas as mulheres do município.
Orientações
Depois da cerimônia de entrega do plano de ação distrital, Tyer comandou a reunião entre representantes dos mais diversos setores da gestão municipal e os administradores dos distritos. A coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo, foi uma das primeiras a falar. Ela enfatizou as reuniões que sua equipe fará nos distritos de Jacy-Paraná, Nova Mutum, Abunã e Vista Alegre do Abunã, com objetivo de definir novas políticas em benefício do público feminino. “Os demais distritos serão contemplados em nova agenda de reuniões”, declarou Mara Regina.
Os administradores ainda receberam orientações sobre orçamento participativo (importância da população participar das oficinas e audiências públicas); criação de calendário de eventos culturais e valorização do patrimônio histórico; tratamento do lixo, preservação do meio ambiente; plantio de árvores; educação ambiental; aterro sanitário; plano de desenvolvimento da agricultura e todo setor produtivo; recuperação de áreas degradadas e questões administrativas dos distritos, dentre outros assuntos. As informações do setor produtivo foram repassadas pelo adjunto da Semagric, Jeoval Batista. “Essa interação entre administradores e representantes das secretarias serviu para confirmarem os compromissos já firmados, tirarem dúvidas e troca de experiências”, comentou Tyer. Ele acrescentou que o plano de ação distrital foi amplamente discutido e, portanto, representa o pensamento dos moradores, sobre o que precisam em todas as áreas.
A chefe de desenvolvimento distrital do DAI, Solange Meire Freitas, disse que reuniões mensais têm sido feitas com os administradores dos distritos da Capital. “Nesses contatos freqüentes com as secretarias, os representantes dos distritos falam de suas necessidades e encaminham as soluções”, comentou.
Opinião
Para o administrador de Vista Alegre do Abunã, Agenor Santos, a troca de experiências com outros administradores o ajuda a tomar decisões e buscar com maior agilidade a solução para os pedidos dos moradores. Antônio de Castro, administrador de Calama, no baixo Madeira declarou: “É uma oportunidade muito boa, uma ótima ocasião para debatermos e solucionarmos os problemas”.
De forma unânime, os administradores elogiaram a forma com que são tratados na gestão do prefeito Roberto Sobrinho, através do Departamento de Assuntos do Interior (DAÍ).
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Nova ponte garante mais segurança para quem frequenta o Skate Parque
Os frequentadores do Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Parque, localizado na avenida Guaporé com José Vieira Caúla, zona Leste d

Contrata Jipa ultrapassa R$ 1,3 milhão em menos de um ano
Lançado em março de 2025 pelo prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), o Contrata Jipa, programa municipal para facilitar a contratação de Micr

Auditoria da prefeitura de Porto Velho deu início à investigação policial no Ipam
Iniciada nos primeiros meses de 2025, uma auditoria interna promovida pela Prefeitura de Porto Velho culminou na deflagração da operação denominada “S

Ipam identifica irregularidades e aciona a Polícia Civil, que dá origem à Operação Sutura
O Instituto de Previdência e Assistência Médica dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) informa que a Operação Sutura, deflagrada pela Políc
Quinta-feira, 22 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)