Porto Velho (RO) quarta-feira, 30 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Ações para revitalizar saúde de G.Mirim são avaliadas



Porto Velho, 21 de março de 2011 – O andamento das ações da saúde que fazem parte do Projeto de Revitalização do Município de Guajará-Mirim e Região foi apresentado pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Muller, na sexta-feira (18), às representantes da Secretaria Executiva do Governo do Estado, Janine Bezerra e Mileni Motta.

As duas compõem o Grupo de Trabalho nomeado pelo governador Confúcio Moura para tratar com todos os secretários de Estado a pauta definida em fevereiro durante reunião que contou também com a presença de assessores técnicos e representantes do município visando à melhoria do atendimento à população em todas as áreas.

Conforme Alexandre Müller, entre as ações que a Sesau desenvolverá a curto, médio e longo prazos está o envio de equipe técnica, a partir desta terça-feira (22), para iniciar os trabalhos de organização da atenção hospitalar. Na sequência, outras equipes realizarão atividades de cooperação técnica e gerencial nas áreas de medicamentos, recursos humanos e financeiros.

Quanto à reforma da Unidade Básica de Saúde do distrito de Iata e a construção do Posto de Saúde do distrito de Surpresa, o secretário disse que compete à prefeitura de Guajará-Mirim encaminhar projeto básico para análise da Sesau e posterior execução por parte do Departamento Estadual de Obras e Serviços Públicos (Deosp).

O município também faz gestão junto ao Governo Federal para prestação de contas do convênio da maternidade que objetiva adequação do projeto arquitetônico e continuidade do hospital aliado a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ainda conforme o titular da Sesau, está confirmada para o segundo semestre de 2011 a participação dos alunos do último ano do curso de medicina da Unir para atuar como estagiários na saúde rural e reforçar o atendimento a população em Guajará. “O envolvimento de todas as secretarias estaduais, municipais, Unir e outras instituições é uma ação estratégica do governador Confúcio Moura, que não tem medido esforços para colocar em prática esse projeto de ampla repercussão, que com certeza irá garantir melhor assistência à população”, afirmou Alexandre Müller.

A revitalização inclui ainda readequação nas escalas das equipes de saúde da família, curso introdutório em saúde da família, contratação de empresa aérea para o transporte de pacientes graves, entre outros serviços.

 

 

Veronilda Lima

DRT-PB 988

8132 5631

Mais Sobre Municípios

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

Semana do Trânsito: Comitê encerra atividades comemorativas

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento d

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç