Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Acir participa de abertura do Festival de Pesca de Cacoal



O senador Acir Gurgacz participou na manhã de domingo da abertura da sétima edição do Festival de Pesca de Cacoal, organizado pela Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec). O senador foi convidado pela organização para a largada das equipes, que reuniram 80 pescadores amadores e profissionais.

Acompanhado pelo prefeito Franco Vialleto (PT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Katatau (PTB), o senador Acir Gurgacz parabenizou o vereador Celso Adami, um dos idealizadores do evento que já é marca registrada na cidade, bem como o presidente da Aspec, Adonias Fortunato. “O fomento do turismo de pesca na região proporcionado pelo festival é importante para economia local, pois atraiu turistas de mais de 30 municípios”, afirmou o parlamentar.

O evento que aconteceu no fim de semana conseguiu atingir seus objetivos superando as expectativas da organização. Atraiu turista, movimentou a economia e oportunizou apresentação de grupos musicais regionais. “Tem gente que veio de longe para prestigiar o evento realizado aqui, estamos popularizando a pesca e mostrando que nossos rios são muito ricos ainda”, afirmou Adonias Fortunato, presidente das Aspec.

O aquecimento da economia atingiu principalmente no setor de prestação de serviços na alimentação e rede hoteleira. A participação empresas expondo os produtos às margens do rio Machado contribuiu para popularizar a prática da pescaria. O festival foi bom também para a comercialização de artesanato, como esculturas feitas em madeira. A artesã Maria Aparecida participou pela terceira vez, vendendo peças feitas em madeira e artesanatos indígenas. “Consigo incrementar minha renda com o festival, o lucro que tive aqui é um extra, as pessoas querem sempre levar uma lembrança daqui”, explicou a artesã.


Pescadores

Os pescadores que ainda não eram reconhecidos pelo órgão competente puderam regularizar a situação e ainda receberam orientações básicas para a prática da atividade. Segundo o engenheiro agrônomo Moisés Fernandes, parceiro do evento, mais de 50 carteiras de pescador amador foram emitidas. “Nosso objetivo aqui é oferecer orientações com intenção de promover soluções ambientais, os pescadores precisam acreditar que é necessário praticar a pesca com responsabilidade ambiental”, afirmou Moisés.


Visita ao hospital

Logo após a largada das equipes que participaram do festival, o senador Acir Gurgacz foi convidado à conhecer as instalações do Hospital São Daniel Comboni (HSDC) que tem previsão para funcionamento à partir de agosto deste ano. Foi acompanhado pelo idealizador do projeto, prefeito Padre Franco, e pelo presidente da câmara, vereador Katatau. Foram investidos mais de R$ 250 milhões de reais na estrutura do HSDC que conta com 20 mil metros quadrados e capacidade de 180 leitos para atender nas especialidades de oncologia e cardiologia conforme protocolos, equipamentos e profissionais qualificados, segundo as regras do Ministério da Saúde.

O hospital será o único no Estado de Rondônia apto nas áreas de oncologia clínica, conhecida como quimioterapia, pediátrica e radioterapia. A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) é a instituição filantrópica incumbida de construir e administrar o Hospital São Daniel Comboni. O otorrinolaringologista Claudemir Borghi, presidente da Assdaco acredita que o empreendimento estará colaborando com a saúde não só de Cacoal, mas de todo o Estado.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

Transporte coletivo gratuito em Porto Velho será oferecido a partir das 18h do último dia de dezembro

A Prefeitura de Porto Velho disponibilizará no dia 31 de dezembro, a partir das 18h, linhas de ônibus sem a cobrança de passagem, com rotas normais. P

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício e orienta população nas festas de fim de ano

Com a chegada das festas de fim de ano, a Prefeitura de Porto Velho reforça a orientação sobre o uso responsável de fogos de artifício. Nesse período,

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

Viradão do Béra em Porto Velho será com menos barulho, queima de fogos segue normas rígidas

A virada para 2026 em Porto Velho será marcada por um evento de grande porte. O Viradão do Béra promete transformar o réveillon em um marco cultural,

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

Viradão do Bera em Porto Velho terá Espaço Inclusivo para garantir participação de todos no réveillon

O Viradão do Bera contará com um Espaço Inclusivo para assegurar que pessoas com deficiência e neurodivergências participem da programação da virada c

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)