Porto Velho (RO) quarta-feira, 23 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Acir participa de abertura do Festival de Pesca de Cacoal



O senador Acir Gurgacz participou na manhã de domingo da abertura da sétima edição do Festival de Pesca de Cacoal, organizado pela Associação Ecológica Amigos da Pesca de Cacoal (Aspec). O senador foi convidado pela organização para a largada das equipes, que reuniram 80 pescadores amadores e profissionais.

Acompanhado pelo prefeito Franco Vialleto (PT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Katatau (PTB), o senador Acir Gurgacz parabenizou o vereador Celso Adami, um dos idealizadores do evento que já é marca registrada na cidade, bem como o presidente da Aspec, Adonias Fortunato. “O fomento do turismo de pesca na região proporcionado pelo festival é importante para economia local, pois atraiu turistas de mais de 30 municípios”, afirmou o parlamentar.

O evento que aconteceu no fim de semana conseguiu atingir seus objetivos superando as expectativas da organização. Atraiu turista, movimentou a economia e oportunizou apresentação de grupos musicais regionais. “Tem gente que veio de longe para prestigiar o evento realizado aqui, estamos popularizando a pesca e mostrando que nossos rios são muito ricos ainda”, afirmou Adonias Fortunato, presidente das Aspec.

O aquecimento da economia atingiu principalmente no setor de prestação de serviços na alimentação e rede hoteleira. A participação empresas expondo os produtos às margens do rio Machado contribuiu para popularizar a prática da pescaria. O festival foi bom também para a comercialização de artesanato, como esculturas feitas em madeira. A artesã Maria Aparecida participou pela terceira vez, vendendo peças feitas em madeira e artesanatos indígenas. “Consigo incrementar minha renda com o festival, o lucro que tive aqui é um extra, as pessoas querem sempre levar uma lembrança daqui”, explicou a artesã.


Pescadores

Os pescadores que ainda não eram reconhecidos pelo órgão competente puderam regularizar a situação e ainda receberam orientações básicas para a prática da atividade. Segundo o engenheiro agrônomo Moisés Fernandes, parceiro do evento, mais de 50 carteiras de pescador amador foram emitidas. “Nosso objetivo aqui é oferecer orientações com intenção de promover soluções ambientais, os pescadores precisam acreditar que é necessário praticar a pesca com responsabilidade ambiental”, afirmou Moisés.


Visita ao hospital

Logo após a largada das equipes que participaram do festival, o senador Acir Gurgacz foi convidado à conhecer as instalações do Hospital São Daniel Comboni (HSDC) que tem previsão para funcionamento à partir de agosto deste ano. Foi acompanhado pelo idealizador do projeto, prefeito Padre Franco, e pelo presidente da câmara, vereador Katatau. Foram investidos mais de R$ 250 milhões de reais na estrutura do HSDC que conta com 20 mil metros quadrados e capacidade de 180 leitos para atender nas especialidades de oncologia e cardiologia conforme protocolos, equipamentos e profissionais qualificados, segundo as regras do Ministério da Saúde.

O hospital será o único no Estado de Rondônia apto nas áreas de oncologia clínica, conhecida como quimioterapia, pediátrica e radioterapia. A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (Assdaco) é a instituição filantrópica incumbida de construir e administrar o Hospital São Daniel Comboni. O otorrinolaringologista Claudemir Borghi, presidente da Assdaco acredita que o empreendimento estará colaborando com a saúde não só de Cacoal, mas de todo o Estado.

Fonte: Ascom
 

Mais Sobre Municípios

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Semusa promove ações de valorização da vida para profissionais de saúde

Setembro é o mês de intensificação das ações de prevenção ao suicídio através da campanha Setembro Amarelo. Em um ano de pandemia, com o isolamento