Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ação orientadora do TCE é destacada na abertura de Encontro em Ji-Paraná


Ação orientadora do TCE é destacada na abertura de Encontro em Ji-Paraná - Gente de Opinião
Com a presença do prefeito de Ji-Paraná, José de Abreu Bianco, e do presidente da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), Laerte Gomes, prefeito de Alvorada do Oeste, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) abriu, na manhã de hoje (31), no auditório do Hotel Maximus, em Ji-Paraná, a terceira etapa do VII Encontro de Atualização Administrativa.

O evento, que atende técnicos e gestores públicos do interior do Estado, disponibiliza uma série de oficinas, visando à capacitação dos jurisdicionados do TCE e associados da Arom, parceira da Corte de Contas na realização do Encontro. As aulas serão realizadas na tarde de hoje e durante toda esta terça-feira.

Além de Bianco e Laerte, a mesa de trabalhos contou com a presença do presidente da Câmara de Ji-Paraná, vereador Nilton Cezar Rios, e dos conselheiros Valdivino Crispim de Souza, vice-presidente no exercício da Presidência, Edílson de Sousa Silva e Francisco Carvalho.

Os discursos foram pautados na importância da capacitação da administração pública para a melhoria dos serviços prestados à população. “Nesse quesito, o Tribunal de Contas nunca nos desamparou, estando sempre pronto a nos orientar”, disse o vereador Nilton Cezar.

O presidente da Arom, Laerte Gomes, falou do comprometimento do TCE com a fiscalização das contas públicas, sem, no entanto, deixar de auxiliar os jurisdicionados no aspecto pedagógico. “Por isso digo que a atual gestão do Tribunal de Contas é visionária, porque preocupa-se em aproximar o órgão da sociedade”, declarou.

Anfitrião do Encontro, o prefeito Bianco salientou que o evento reflete a nova disposição do órgão de controle externo de orientar o gestor para não ser preciso puni-lo. “E essa disposição certamente será reforçada com a presença física do Tribunal no interior”, disse, numa referência ao processo de interiorização do TCE, cuja inauguração da primeira regional aconteceu na última quinta-feira, em Vilhena.

DINHEIRO PÚBLICO

Vice-presidente no exercício da Presidência, o conselheiro Crispim explicou que o Encontro de Atualização busca a eficácia e a eficiência na administração pública. “O cidadão quer ver suas ruas limpas, os serviços públicos funcionando, mas nada disso acontece se as contas não estiverem em ordem e o dinheiro público sendo bem aplicado”, lembrou.

Já o conselheiro Edílson de Sousa, presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas (IEP) Conselheiro José Renato da Frota Uchôa, braço do TCE responsável pela organização do Encontro, destacou a parceria feita com a Arom e as prefeituras que estão sediando o evento: “Com este Encontro, o Tribunal de Contas busca a excelência na gestão pública, sem erros ou falhas. Para isso, nada melhor do que técnicos e gestores bem preparados.”

Fonte: Ascom TCE
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Programação de Natal da Prefeitura de Porto Velho será gratuito no Parque da Cidade

Rondônia inteira e as cidades vizinhas estão sendo convidadas a prestigiar a programação completa do “Porto Velho Luz – Uma Cidade Encantada”, que c

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

Prefeitura entrega área renovada na Praça Aluízio Ferreira

A Praça Aluízio Ferreira continua sendo ponto de encontro das famílias. Na noite de ontem (19), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa de De

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

Sebrae em Rondônia reforça agenda inovadora com minuta da Lei de Inovação de Cacoal

O Sebrae em Rondônia apresentou, na manhã desta terça-feira (18), na Prefeitura Municipal de Cacoal, a minuta da Lei Municipal de Inovação. O docume

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de  100 títulos definitivos de propriedades

Prefeito Affonso Cândido faz entrega de 100 títulos definitivos de propriedades

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido (PL), participou, na quarta-feira (19), da entrega de 100 títulos definitivos de propriedades urbanas. O tr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)