Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Ação do TCE em Vilhena resulta em benefício para estudantes da linha 145



A Secretaria Regional de Controle Externo do Tribunal de Contas (TCE-RO), localizada no município de Vilhena, desenvolveu ação junto à Prefeitura Municipal para adoção de providência, visando consertar uma ponte na linha 145, que estava danificada há mais de 45 dias.

A ação foi provocada pelo morador da linha, Paulo da Silva Sobrinho, que procurou a Regional solicitando que intercedesse junto ao poder público municipal, em razão dos problemas e do prejuízo que a ponte estava causando aos estudantes daquele setor.

Paulo da Silva, que é pai de um dos 22 alunos da escola rural da região, disse que, em razão do precário estado em que se encontrava ponte, o acesso à escola estava interrompido, causando a paralisação das aulas por mais de 45 dias.

A secretária interina da Regional, Valdelice Nogueira Vieira, após visitar o local e verificar a situação relatada, expediu documento à Secretaria de Obras de Vilhena, solicitando providências, o que ocorreu de forma imediata. “A Prefeitura nos atendeu, demonstrando interesse em solucionar o problema para os moradores daquela linha”, diz Valdelice.

INSPEÇÃO E CURSOS

Inaugurada há pouco mais de dois meses, a Secretaria do Regional do TCE já desenvolveu diversas atividades, objetivando o bem estar da coletividade, dentre as quais a inspeção nos ônibus da frota escolar dos municípios de Vilhena e Corumbiara, em parceria com o Ministério Público do Estado, o Corpo de Bombeiros e a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran).

Recentemente, nos dias 2 a 4 de agosto, promoveu curso de aperfeiçoamento e operacionalização do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para os conselheiros dos municípios do Cone Sul.

Ainda sobre capacitação, o TCE/Vilhena tem agendado para setembro o curso Rotinas, Normas e Procedimentos em Recursos Humanos, nos dias 16 e 17, que será realizado no auditório da Regional. Também em setembro, haverá a Auditoria de Equidade, de 19 a 25, na Secretaria de Ação Social de Vilhena, no Programa de Apoio à Pessoa Carente.

A unidade fiscalizadora do TCE em Vilhena atende, além do município-sede, as cidades de Cabixi, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste e Corumbiara.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Histórias de força e superação marcam a trajetória de mulheres em Porto Velho

Aos 68 anos, a artesã Tetê Frazão carrega nas mãos a delicadeza das miçangas e, na trajetória, a força de quem construiu a própria independência com m

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Comunidade aprova construção de ponte na Estrada do Santo Antônio

Morando há mais de 40 anos no pequeno vilarejo às margens da Estrada do Santo Antônio, em Porto Velho, Heloísa Maia é uma das personagens mais conheci

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Prefeitura de Porto Velho inicia construção de ponte na Estrada de Santo Antônio

Mesmo com o período chuvoso que atinge a capital rondoniense desde o início da semana, a frente de trabalho coordenada pela Prefeitura de Porto Velho,

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

Lei pode garantir spray de pimenta para mulheres em Porto Velho

O Poder Executivo de Porto Velho encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 12/02/26, que institui a Política Municipal de Proteção à Mulhe

Gente de Opinião Sexta-feira, 6 de março de 2026 | Porto Velho (RO)