Sexta-feira, 11 de junho de 2010 - 19h34
Os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1ª a 4ª série, da rede municipal de ensino foram recebidos com muita criatividade e empolgação no inicio do mês de junho no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para a primeira Oficina Pedagógica,realizada pelos acadêmicos do 5º ao 7º períodos do curso de Pedagogia.
A proposta da Oficina Pedagógica partiu da professora da disciplina EJA, Edna Maria Cordeiro. A professora explicou que essa matéria faz parte da grade curricular dos alunos do curso de Pedagogia, e como atividade desenvolvida em sala de aula, os acadêmicos foram incentivados a produzirem os materiais pedagógicos específicos, como auxilio aos professores do município que trabalham em especial com a EJA de 1ª a 4ª série. “O objetivo principal não foi apenas desenvolver trabalhos acadêmicos valendo nota, mas a aproximação dos universitários com a comunidade, divulgando e discutindo projetos, atividades, e materiais pedagógicos para EJA”, enfatizou.
Segundo a coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação, Bernardete Rezende Couto, a EJA estava desativada desde 2006. Na administração do prefeito Zé Rover o projeto teve total apoio e incentivo para atender quatro escolas na área urbana e três escolas área rural. Hoje a EJA atende aproximadamente 1.200 alunos a partir dos 15 anos, nas seguintes escolas: Cristo Rei, Ivete Brustolin, Marcos Donadon, Castelo Branco, Maria Paulina, Tenente Melo e na escola Iquezinha. “A EJA em Vilhena se tornou referencial, muitos municípios já nos procuraram para copiar o modelo aplicado na rede municipal”, afirmou.
Os docentes da EJA além de receberam os 22 kits pedagógicos, assistiram a dez apresentações dos acadêmicos de como manusear cada kit. Os temas abordados para utilização dos kits foram: produção de texto, doenças sexualmente transmissíveis, mapas regionais, reciclagem, lixo e luxo, cartela silábica, Mancala (jogo Africano),projeto em rede sobre o trânsito),pedagogia de projetos sobre a dengue.
Fonte: Elton Bordine Bittencourt
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Competição retorna ao Rio Madeira após oito anos e encerra a Agrotec 2025
A manhã deste domingo (30) marcou a volta da Corrida de Voadeiras ao Rio Madeira, dentro da programação da Agrotec - 1ª Feira Tecnológica de Agroindús

Pista de gelo é inaugurada no Parque da Cidade e reúne público em Porto Velho
Porto Velho viveu um momento inédito neste sábado (29). Pela primeira vez, uma pista de gelo recebeu o público da capital de forma gratuita. Instalada

A Prefeitura de Porto Velho mantém equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) em operação contínua desde a madrugada de quarta-feira

Defesa Civil interdita acesso ao bairro Triângulo
A forte chuva que se abateu sobre a cidade de Porto Velho durante a madrugada desta quarta-feira (26) levou à interdição da rua que dá acesso ao bairr
Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)