Porto Velho (RO) sexta-feira, 25 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

Acadêmicos de pedagogia realizam Oficina Pedagógica para professores da EJA


 
Os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 1ª a 4ª série, da rede municipal de ensino foram recebidos com muita criatividade e empolgação no inicio do mês de junho no auditório da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para a primeira Oficina Pedagógica,realizada pelos acadêmicos do 5º ao 7º períodos do curso de Pedagogia.

A proposta da Oficina Pedagógica partiu da professora da disciplina EJA, Edna Maria Cordeiro. A professora explicou que essa matéria faz parte da grade curricular dos alunos do curso de Pedagogia, e como atividade desenvolvida em sala de aula, os acadêmicos foram incentivados a produzirem os materiais pedagógicos específicos, como auxilio aos professores do município que trabalham em especial com a EJA de 1ª a 4ª série. “O objetivo principal não foi apenas desenvolver trabalhos acadêmicos valendo nota, mas a aproximação dos universitários com a comunidade, divulgando e discutindo projetos, atividades, e materiais pedagógicos para EJA”, enfatizou.

Segundo a coordenadora da EJA da Secretaria Municipal de Educação, Bernardete Rezende Couto, a EJA estava desativada desde 2006. Na administração do prefeito Zé Rover o projeto teve total apoio e incentivo para atender quatro escolas na área urbana e três escolas área rural. Hoje a EJA atende aproximadamente 1.200 alunos a partir dos 15 anos, nas seguintes escolas: Cristo Rei, Ivete Brustolin, Marcos Donadon, Castelo Branco, Maria Paulina, Tenente Melo e na escola Iquezinha. “A EJA em Vilhena se tornou referencial, muitos municípios já nos procuraram para copiar o modelo aplicado na rede municipal”, afirmou.

Os docentes da EJA além de receberam os 22 kits pedagógicos, assistiram a dez apresentações dos acadêmicos de como manusear cada kit. Os temas abordados para utilização dos kits foram: produção de texto, doenças sexualmente transmissíveis, mapas regionais, reciclagem, lixo e luxo, cartela silábica, Mancala (jogo Africano),projeto em rede sobre o trânsito),pedagogia de projetos sobre a dengue.


Fonte: Elton Bordine Bittencourt

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam