Quinta-feira, 26 de setembro de 2013 - 10h44
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Cacoal está possibilitando a melhoria de renda de 200 agricultores familiares, que fornecem 40% da merenda escolar que chega às escolas do Estado e do município. A iniciativa fez com que Cacoal entrasse na lista de 54 municípios selecionados finalistas do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013.
O PAA foi renovado por mais 8 meses, com lançamento que ocorre nessa sexta-feira, 27, em ato a ser realizado na Câmara de Vereadores do município, e terá a presença do deputado federal Padre Ton (PT-RO), prefeito Franco Vialetto e a gerente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Martazalen Lopes Santana.
O coordenador do programa, Antonio Marcos Siqueira, disse que atualmente estão sendo fornecidos 21 tipos de alimentos, destacando-se itens da produção familiar já processados em agroindústrias locais, como iogurte, polpa de frutas, biscoito de polvilho doce e frango abatido.
Operacionalizado e fiscalizado pela Conab, o PAA em Cacoal envolve 44 entidades governamentais e não-governamentais, e nessa etapa serão investidos R$ 1,2 milhões na compra dos alimentos. São atendidas quatro escolas do Estado, cinco centros de educação infantil, 21 escolas do ensino fundamental geridas pelo município e o pronto socorro.
“O PAA é bem estruturado, envolve diversos atores. Tem de ter pareceres do Conselho de Segurança Alimentar, do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho de Desenvolvimento Rural”, explica Antonio Marcos Siqueira
O deputado Padre Ton elogia o programa: “O PAA foi lançado no inicio do governo Lula, ainda no primeiro mandato, e tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar, possibilitando inclusão social e possibilitando a redução da pobreza nos municípios em que está implantado”.
“Isso é muito importante”, acrescenta Padre Ton, “porque a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do brasileiro”.
Antônio Marcos Siqueira diz que o PAA “gera uma corrente positiva”, abrindo oportunidade de emprego e renda. “Do ponto de vista social e nutricional o programa traz benefícios, melhorando a qualidade da alimentação das crianças em nossas escolas”.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A coleta e o descarte adequado do lixo urbano em Porto Velho seguem garantidos pela Taxa de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), sem qualquer aumen

Natal Porto Velho Luz chega ao fim com recorde de público e aprovação da comunidade
Sucesso de público, bom gosto e aprovação da comunidade. Assim podem ser resumidos os 50 dias em que o Natal Porto Velho Luz, no Parque da Cidade, est

Prefeito de Porto Velho lidera ranking nacional em avaliação inédita de serviços públicos
Porto Velho aparece no centro do debate nacional sobre gestão pública após os resultados preliminares da maior avaliação independente de serviços pú

Ponte de madeira de sete metros será instalada no Skate Parque de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), iniciou a construção de uma ponte de madeira no Skate Parqu
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)