Porto Velho (RO) segunda-feira, 28 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

40% da merenda das escolas é da agricultura familiar


O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Cacoal está possibilitando a melhoria de renda de 200 agricultores familiares, que fornecem 40% da merenda escolar que chega às escolas do Estado e do município. A iniciativa fez com que Cacoal entrasse na lista de 54 municípios selecionados finalistas do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2013.   

O PAA foi renovado por mais 8 meses, com lançamento que ocorre nessa sexta-feira, 27, em ato a ser realizado na Câmara de Vereadores do município, e terá a presença do deputado federal Padre Ton (PT-RO), prefeito Franco Vialetto e a gerente regional  da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Martazalen Lopes Santana.

O coordenador do programa, Antonio Marcos Siqueira, disse que atualmente estão sendo fornecidos 21 tipos de alimentos, destacando-se itens da produção familiar já processados em agroindústrias locais, como iogurte, polpa de frutas, biscoito de polvilho doce e frango abatido.

Operacionalizado e fiscalizado pela Conab, o PAA em Cacoal envolve 44 entidades governamentais e não-governamentais, e nessa etapa serão investidos R$ 1,2 milhões na compra dos alimentos. São atendidas quatro escolas do Estado, cinco centros de educação infantil, 21 escolas do ensino fundamental geridas pelo município e o pronto socorro. 

“O PAA é bem estruturado, envolve diversos atores. Tem de ter pareceres do Conselho de Segurança Alimentar, do Conselho de Alimentação Escolar e do Conselho de Desenvolvimento Rural”, explica Antonio Marcos Siqueira

O deputado Padre Ton elogia o programa: “O PAA foi lançado no inicio do governo Lula, ainda no primeiro mandato, e tem contribuído para o fortalecimento da agricultura familiar, possibilitando inclusão social e possibilitando a redução da pobreza nos municípios em que está implantado”.

“Isso é muito importante”, acrescenta Padre Ton, “porque a agricultura familiar é responsável por 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do brasileiro”.

Antônio Marcos Siqueira diz que o PAA “gera uma corrente positiva”, abrindo oportunidade de emprego e renda. “Do ponto de vista social e nutricional o programa traz benefícios, melhorando a qualidade da alimentação das crianças em nossas escolas”.

Fonte: Mara Paraguassu

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam