Sábado, 17 de julho de 2010 - 17h48
Brasília – O projeto Rondon deu início hoje (17), em Rondônia, em 16 municípios localizados ao longo da BR-364, à Operação Mamoré, que vai mobilizar 320 professores e alunos em diversas ações no Estado. As atividades se estenderão até o próximo dia 1º. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou da abertura do evento na capital do estado, Porto Velho.
O Ministério da Defesa coordena o Projeto Rondon em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e outros sete ministérios. O projeto conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, ampliando o bem-estar de comunidades carentes de todo o Brasil
Durante as duas semanas em que permanecerão no estado, os rondonistas realizarão, entre outras atividades, palestras, oficinas, workshops e dinâmicas nas áreas de saúde, esporte, educação, gestão pública, gestão de projetos e sustentabilidade. Os municípios a serem visitados, em sua maioria, enfrentam sérios problemas nas áreas de assistência à saúde, proteção ambiental, saneamento básico, educação e planejamento urbano.
O Projeto Rondon mobilizou, neste mês, um total de 1,2 mil pessoas em três estados: além de Rondônia, estão recebendo universitários do projeto 44 municípios de Pernambuco e do Maranhão. Além dos alunos, há também professores que participam das atividades.
Em Pernambuco, eles desenvolvem a Operação Rei do Baião, desde o último dia 9. Instalados inicialmente no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade militar sediada em Petrolina (PE), que vem assegurando alimentação, alojamento e apoio logístico aos integrantes do projeto, os rondonistas estão agora no estremo oeste do estado, onde permanecem até o dia 25.
Já no Maranhão, eles desenvolvem a Operação Catirina, que abrange 22 municípios da região centro-norte do Maranhão, até o dia 26.
Jorge Wamburg / Agência Brasil
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Prefeitura volta a isolar área no Cai N’Água após risco de desmoronamento
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, acompanha de forma contínua a situação do canal localizado na região do Cai N’Água, q

Acesso alternativo é feito na estrada de Santo Antônio pela Prefeitura de Porto Velho
A forte chuva registrada nesta quinta-feira (26) causou o transbordamento do igarapé Bate-Estaca e abriu uma cratera na Estrada de Santo Antônio, em P

Inscrições abertas para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte em Porto Velho
A Prefeitura informa que estão abertas as inscrições para a 12ª Edição da Feira Mulher do Norte. Promovido pela Coordenadoria Municipal de Políticas P

Instalação de ecobueiros chega a mais bairros e ruas de Porto Velho
As avenidas Carlos Gomes, Sete de Setembro, José Amador dos Reis, Mamoré e Rio de Janeiro estão recebendo obras de instalação de ecobueiros, conhecido
Segunda-feira, 2 de março de 2026 | Porto Velho (RO)