Porto Velho (RO) sábado, 26 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Municípios

320 estudantes e professores visitam municípios carentes de Rondônia



Brasília – O projeto Rondon deu início hoje (17), em Rondônia, em 16 municípios localizados ao longo da BR-364, à Operação Mamoré, que vai mobilizar 320 professores e alunos em diversas ações no Estado. As atividades se estenderão até o próximo dia 1º. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, participou da abertura do evento na capital do estado, Porto Velho.

O Ministério da Defesa coordena o Projeto Rondon em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República e outros sete ministérios. O projeto conta com a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável, ampliando o bem-estar de comunidades carentes de todo o Brasil

Durante as duas semanas em que permanecerão no estado, os rondonistas realizarão, entre outras atividades, palestras, oficinas, workshops e dinâmicas nas áreas de saúde, esporte, educação, gestão pública, gestão de projetos e sustentabilidade. Os municípios a serem visitados, em sua maioria, enfrentam sérios problemas nas áreas de assistência à saúde, proteção ambiental, saneamento básico, educação e planejamento urbano.

O Projeto Rondon mobilizou, neste mês, um total de 1,2 mil pessoas em três estados: além de Rondônia, estão recebendo universitários do projeto 44 municípios de Pernambuco e do Maranhão. Além dos alunos, há também professores que participam das atividades.

Em Pernambuco, eles desenvolvem a Operação Rei do Baião, desde o último dia 9. Instalados inicialmente no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, unidade militar sediada em Petrolina (PE), que vem assegurando alimentação, alojamento e apoio logístico aos integrantes do projeto, os rondonistas estão agora no estremo oeste do estado, onde permanecem até o dia 25.

Já no Maranhão, eles desenvolvem a Operação Catirina, que abrange 22 municípios da região centro-norte do Maranhão, até o dia 26.

Jorge Wamburg / Agência Brasil

Mais Sobre Municípios

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

Nota Pública - Paralisação do transporte urbano em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), informa que foi confirmada a paralisaç

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

Comunicado Semtran - Avenida Campos Sales terá seu sentido de circulação alterado

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – SEMTRAN, comunica à população que a avenida Cam