Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

'Washington Post' diz que novelas alteram costumes no Brasil



As novelas brasileiras e a forma como elas afetam os hábitos dos brasileiros foram tema de uma reportagem publicada na semana passada pelo jornal norte-americano "Washington Post".

"As novelas criam moda no Brasil. Depois de 'O Clone', atração gravada no Brasil e em Marrocos que foi ao ar em 2001, a dança do ventre virou febre. As mulheres brasileiras começaram a usar flores amarelas nos cabelos após uma personagem aparecer assim na novela 'Quatro por Quatro'", diz o texto, completando que a atual novela das 20h exibida pela Globo, "Caminho das Índias", tornou os costumes indianos populares no Brasil.

Para avaliar o impacto das novelas na vida dos brasileiros, a reportagem do "Washington Post" entrevistou Antonio La Pastina, professor de uma universidade do Texas, entre outros pesquisadores do tema. "As novelas se tornaram uma parte importante da fábrica da cultura brasileira. É difícil pensar no Brasil contemporâneo sem pensar nas novelas", diz o estudioso.

Contrapondo a ideia de que as novelas têm papel determinante nos hábitos dos brasileiros, a reportagem cita a opinião de Luis Erlanger, diretor de Comunicação da Globo. "Sabemos da seriedade do trabalho deles [os pesquisadores], mas há um erro fundamental. Imaginar que as pessoas seguem tudo aquilo o que a novela mostra diminui a capacidade de livre arbítrio do povo. Chega a ser antidemocrático", diz Erlanger.

Falando sobre "Caminho das Índias", a reportagem do jornal ainda cita o personagem Tarso, que sofre de esquizofrenia e é interpretado por Bruno Gagliasso.

"O personagem rendeu debates em outros programas e reportagens sobre saúde mental no Brasil", diz a reportagem, que ainda traz um comentário de Gagliasso.

"É como se a Globo levantasse a bola e outras pessoas começassem a jogar", disse o ator para a publicação.

Fonte: Folha Online 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes