Porto Velho (RO) quarta-feira, 21 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Viúva ganha direito de usar sêmen do marido morto



Uma britânica obteve o direito de engravidar usando sêmen do marido morto, mesmo sem ele ter assinado uma autorização para isso, informou a imprensa da Grã-Bretanha.

BBC Brasil

A decisão, da Autoridade de Fertilização e Embriologia Humana (HFEA, na sigla em inglês), é inédita no país, onde é ilegal colher amostras de esperma sem autorização por escrito do doador.

A mulher, de 42 anos, cujo nome não foi divulgado, havia conseguido que médicos colhessem sêmen do marido horas depois da morte dele, em uma cirurgia de rotina, em 2007.

Na época, um juiz autorizou a retirada das amostras porque o casal havia procurado um especialista, uma semana antes da morte do marido, para pedir conselhos sobre fertilidade, segundo informações do jornal The Times.

Por causa da autorização concedida pelo juiz, a HFEA resolveu, mais de um ano depois, abrir uma exceção e permitir que a mulher usasse o sêmen do marido.

Mas a mulher terá de fazer a inseminação em outro país - ela optou pelos Estados Unidos -, já que continua sendo ilegal a utilização de esperma colhido sem autorização por escrito na Grã-Bretanha.

O caso fez com que a HFEA revisasse seus procedimentos.

Segundo a imprensa, a partir de agora as autorizações assinadas por casais para o uso de óvulos e sêmen em tratamentos de fertilidade vão perguntar, especificamente, se os homens concordam que espermatozóides sejam retirados ou usados após sua morte.

O advogado da viúva, David Josiah-Lake, disse que sua cliente está "extremamente satisfeita".

"Ela está muito feliz. Ela agora espera que o tratamento funcione, e que ela consiga dar um irmão ou irmã para sua outra filha", disse ele.

"Nós estávamos lutando havia mais de um ano para convencer a HFEA a tomar esta decisão e acredito que foi graças à perseverança de minha cliente que ela chegou tão longe. Ela é muito forte e muito corajosa."

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes