Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Vice-presidente argentino diz que referendo nas Malvinas é 'desrespeito à inteligência e à legislação'


Thais Leitão*
Agência Brasil


Brasília - O referendo que será realizado em março nas Ilhas Malvinas sobre o estatuto político do arquipélago "é um desrespeito à inteligência e à legislação nacional e internacional”, avalia o vice-presidente argentino, Amado Boudou.

"É um referendo que será votada pelos colonos, os mesmos que removeram os reais habitantes da terra: é desrespeitoso com a inteligência e o direito nacional e internacional", disse Boudou, segundo comunicado publicado no site oficial da presidência argentina.

Amado Boudou acrescentou que a Argentina insistirá em soluções pacíficas, mas com “toda nossa força”.

A consulta deverá ocorrer no início de março, quando os moradores das ilhas, também chamadas de Falklands, responderão se desejam manter o estatuto político atual, permanecendo como território britânico. O anúncio sobre a votação foi feito em junho do ano passado pelas autoridades britânicas, responsáveis pelo arquipélago.

No cenário internacional, o governo da presidenta Cristina Kirchner defende que a região pertence ao território argentino. Os britânicos, no entanto, argumentam que a região se autogoverna e que apenas pertence à Grã-Bretanha.

No início deste mês, a presidenta argentina solicitou ao primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, a retomada das discussões sobre o controle das Ilhas Malvinas, mas o pedido foi recusado por Cameron.

A disputa pelo domínio da região é intensa entre argentinos e britânicos e dura quase dois séculos, mas se agravou em 1982, quando houve um conflito armado.

Nas reuniões do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), a questão referente ao controle das Ilhas Malvinas é assunto constante. O Brasil e a maioria dos países latino-americanos apoiam a Argentina na reivindicação pelo controle das ilhas.
 

* Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN // Edição: Lílian Beraldo
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes