Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Venezuela: Oposição convoca nova marcha para sábado


Da Agência Lusa

A oposição venezuelana convocou ontem  (19) uma nova manifestação para sábado (22) para exigir o desarmamento de grupos que declaram apoiar o governo e que, segundo a oposição, foram responsáveis pelos incidentes violentos na semana passada, quando morreram pelo menos seis pessoas.

“Não podem conviver grupos armados ilegais e a paz em sociedade. Ao governo cabe a responsabilidade de desarmar estes grupos”, defendeu o responsável da Mesa da Unidade Democrática, Ramón Guillermo Aveledo, em uma coletiva de imprensa.

Aveledo disse que a marcha será pacífica e “não há qualquer desculpa” para impedir a sua realização, em referência à exigência do governo de emitir uma autorização para as manifestações.

O clima de tensão agravou-se na Venezuela na terça-feira (18), com a entrega às autoridades do dirigente da oposição Leopoldo López, dirigente do partido Vontade Popular, acusado pelo governo de promover atos de violência para forçar a saída do presidente Nicolás Maduro.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, lamentou “as perdas humanas e os incidentes de violência” na Venezuela e apelou para o “diálogo entre os implicados relevantes”.

O responsável pela ONU disse ter tomado nota das “preocupações expressadas pelos governos da região” e disse esperar que o diálogo permita conseguir “pacificamente as mudanças pelas quais o país atravessa atualmente”.

Já o diretor para o Continente Americano da Human Rights Watch, José Luís Vivanco, criticou o “silêncio” dos governos da região sobre os protestos contra o governo de Nicolás Maduro.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes