Porto Velho (RO) terça-feira, 20 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Vencedor da oposição quer despolitizar Venezuela


Da BBC Brasil

Agência Brasil, Brasília – A ampla vitória do político de centro-direita Henrique Capriles Radonski nas eleições primárias da oposição venezuelana abre dois cenários de disputa no país meses antes do pleito presidencial de 7 de outubro.

De acordo com analistas, a partir de agora, haverá, de um lado, mais politização e radicalização por parte do presidente venezuelano Hugo Chávez, que busca sua segunda reeleição presidencial, e de outro uma retórica de conciliação, tática que já vem sendo utilizada por Capriles Radonski.

Com 95% das urnas apuradas, Capriles Radonski – governador do estado de Miranda, o segundo mais populoso do país, aparecia com 62% da preferência, mais de 1,8 milhão de votos. Em segundo lugar ficou o também governador Pablo Perez, com 30%, com pouco mais de 860 mil votos.

A participação de eleitores superou as expectativas da aliança opositora: quase 3 milhões de venezuelanos votaram na consulta que era aberta aos 18 milhões de eleitores de todo o país.

Com o aval da base anti-chavista, Capriles Radonski tende a aprofundar sua estratégia de "des-polarizar" e "des-ideologizar" a disputa eleitoral para poder confrontar Chávez, que apesar de 13 anos à frente do governo, mantém índices de popularidade que flutuam entre 55% e 58%.

Essa tendência "unificadora" ficou marcada no primeiro discurso do candidato da coalizão opositora após sua vitória ontem (12), no qual prometeu governar para todos os venezuelanos, incluindo os "vermelhos", cor do chavismo.

"Não há espaço para preconceitos e ódio nesse projeto [...] nossa experiência diz que se pode governar para todos", discursou diante de centenas de simpatizantes no fim da noite do domingo, em um bairro da classe média-alta de Caracas. "Os venezuelanos estão cansados de divisão e confrontação", disse.

Capriles, que diz ser seguidor do "modelo Lula", utilizou o slogan de campanha do ex-presidente brasileiro para marcar seu discurso. "Quando um povo quer caminhar, a força da esperança sempre derrota o medo.”


 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes