Porto Velho (RO) sexta-feira, 12 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Vaticano tem clima de expectativa


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC

Vaticano - A três dias do início do conclave, a expectativa predomina e poucos turistas circulam em frente à Basílica de São Pedro – local normalmente lotado, onde o papa saúda os fiéis. O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse hoje (9) que a primeira votação para a eleição do papa – no conclave, marcado para terça-feira (12) – começará às 17h. Mas os 115 cardeais estarão preparados logo cedo a partir da missa que precede o início das atividades.

A previsão é que ocorra apenas uma votação, no final da tarde. Mas o porta-voz indicou que, se não houver consenso, nos dias posteriores deverão ser feitas duas votações diariamente.

No primeiro dia, após a missa, os cardeais seguirão do alojamento para o Palácio Apostólico, depois em procissão irão da Capela Paulina para a Capela Sistina. Na Capela Sistina, eles farão o juramento – no qual se comprometem a manter sigilo sobre tudo o que ocorrer durante o período de votações. Só depois começa a votação em si.

Não há um prazo definido para duração de cada votação. Mas a expectativa é que no começo da noite seja concluída e, logo após, servido o jantar no alojamento onde ficam todos os cardeais. No dia seguinte, há o café da manhã seguido de missa e o mesmo ritual do dia anterior.

Pela manhã de hoje, 158 cardeais (dos quais 115 são eleitores) participaram da oitava reunião, denominada congregação, que precede o conclave. Os cardeais, com direito a voto, o emérito de Jacarta (Indonésia), Julius Riyadi Darmaatmadja, e o da Escócia, O'Brien, informaram que não comparecerão ao conclave.

Darmaatmadja alegou problemas de saúde, enquanto Keith O'Brien disse que sua ausência se justificava por problemas pessoais. O'Brien é denunciado por má conduta sexual em atos ocorridos há 33 anos.

Durante a reunião de hoje foi decidido que partir deste fim de semana os cardeais passarão a morar provisoriamente na Casa Santa Marta. O local é um alojamento com quartos, banheiros, refeitórios e salas para discussão, usado nos conclaves.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe