Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

União Europeia exige fim da violência na Líbia



Da Agência Lusa

Agência Brasil, Brasília - Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia, reunidos em Bruxelas (Bélgica), condenaram hoje (21), por meio de nota, a “repressão de manifestantes na Líbia” e exigiram o “fim imediato” do uso da força. Os números sobre os mortos nas manifestações variam de 200 a 400 pessoas, segundo organizações não governamentais.

Os ministros “condenam a repressão em curso contra os manifestantes na Líbia” e “lamentam a violência e a morte de civis”, segundo o texto. “O recurso à violência contra os manifestantes deve cessar imediatamente e todas as partes devem dar mostras de contenção”, acrescenta a nota.

Em nome das 27 nações que integram a União Europeia, os ministros destacaram a necessidade de manter uma “cooperação reforçada” em matéria de imigração com os países da margem sul do Mediterrâneo.

Na última semana em que o governo da Itália reclamou do excesso de imigrantes ilegais, registrados na costa do país, o o governo do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, ameaçou abandonar a cooperação com a União Europeia.

Desde o dia 15, a Líbia vive momentos de apreensão em decorrência dos confrontos entre policiais e manifestantes nas principais cidades do país, como Trípoli (a capital) e Benghazi. Os manifestantes reagem ao governo Khadafi, que está no poder desde 1969.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Missão internacional conecta empresários de Rondônia às tendências globais do foodservice

Entre os dias 14 e 19 de maio, empresários do setor de alimentação fora do lar e representantes do Sebrae em Rondônia participaram da missão interna

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Venezuela: número de desaparecidos em terremoto pode passar de 40 mil

Subiu para 188 o número de mortos na Venezuela devido aos dois terremotos que atingiram o país no início da noite desta quarta-feira (24). A atualizaç

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

Startup de Rondônia integra missão internacional na China por meio de programa do Governo Federal e Sebrae

A inovação desenvolvida na Amazônia está ganhando espaço no cenário internacional. A startup rondoniense Econtrace Amazônia foi selecionada para par

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Gente de Opinião Segunda-feira, 29 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)