Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Unasul cria comissão para acompanhar crise na Venezuela


Da Agência Brasil

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) informou ontem (12) que designará uma comissão para acompanhar e assessorar o diálogo político entre o governo do presidente Nicolás Maduro e setores de oposição no país. Uma comissão, composta por chanceleres, será criada para acompanhar os diálogos na Venezuela e, segundo declaração, uma reunião deverá ocorrer até a primeira semana de abril.

Na nota, divulgada após encontro dos chanceleres em Santiago, a Unasul expressou também condolências e solidariedade aos parentes de vítimas. E disse rejeitar os atos de violência ocorridos em meio aos protestos na Venezuela durante este mês. O órgão defendeu a liberdade de expressão e reunião pacífica no país.

“Ratificando o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e reunião pacífica, circulação e livre trânsito, saúde e educação, como condições essenciais ao desenvolvimento do processo de integração sul-americana”, diz a declaração conjunta emitida pelos chanceleres.

O Conselho de Ministros também exortou às “forças políticas e sociais do país a privilegiarem o diálogo democrático e constitucional, assim como a concordância". “Reafirmamos que qualquer demanda deve ser canalizada de forma pacífica, pela via democrática, respeitando o Estado de Direito e suas instituições”, expressa o texto.

O chanceler brasileiro Luiz Alberto Figueiredo disse que o documento da Unasul "marcou a coesão e o apoio ao diálogo, à paz e à concórdia na Venezuela" e manifestou a esperança de que todas as forcas políticas venezuelanas participem do diálogo, que terá o apoio da recém-criada comissão.

O chanceler da Venezuela, Elías Jaua, agradeceu o apoio dos outros onze ministros, mas manteve firme a sua posição: "O governo não tem que fazer mea culpa. O governo está enfrentando democraticamente com força legal, diferencial e proporcional do Estado venezuelano uma tentativa de derrubada".

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes