Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

UE e EUA dizem que acordo nuclear com o Irã está próximo


 
Da Agência Lusa


A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse hoje (5) que um acordo nuclear com o Irã está muito perto de ser alcançado. A informação também foi divulgada pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

“A hora é agora. Estamos muito perto", declarou Mogherini aos jornalistas em Viena, no nono dia de negociações entre Teerã e as grandes potências do grupo 5+1 (cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – mais a Alemanha). "Estamos no último quilômetro dessa maratona. Estamos em condições de chegar lá"”, acrescentou.

Antes, John Kerry havia dito que chegou a hora de ser finalizado um acordo nuclear com o Irã, mas admitiu que há ainda temas difíceis em negociação. "Chegou a hora de ver se estamos ou não prontos para fechar um acordo". Segundo ele, as negociações podem pender para qualquer lado.

"Nos últimos dias, fizemos genuínos progressos, mas quero ser absolutamente claro ao dizer que não chegamos ainda onde temos de chegar em alguns dos mais difíceis temas", acrescentou.

Na última sexta-feira (3), o ministro de Negócios Estrangeiros do Irã, Mohammad Javad Zarif, declarou que o país e as demais forças nunca estiveram tão perto de um acordo duradouro sobre o dossiê nuclear.

Apesar de algumas divergências, nunca estivemos tão perto de um acordo duradouro”, afirmou Zarif, falando de uma varanda do hotel em Viena onde ocorrem as negociações. Posteriormente, em mensagem divulgada na internet, ele acrescentou: “No entanto, um acordo não é ainda certo”.

Após uma maratona de negociações iniciada no último fim de semana na capital austríaca, para tentar obter um acordo até 30 de junho, o Irã e o grupo 5+1 decidiram prolongar o prazo até 7 de julho.

O objetivo é garantir, pelo maior período de tempo possível, que o programa nuclear iraniano tenha unicamente fins civis, em troca da suspensão de sanções.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia