Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Turquia vai entregar corpo de piloto russo morto a Moscou


 
Da Agência Lusa

O corpo do piloto do avião militar russo abatido na terça-feira (24) pela aviação turca será devolvido à Rússia, anunciou hoje (29) o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu. "O piloto que perdeu a vida ao ter violado [na terça-feira] o espaço aéreo turco nos foi entregue na fronteira síria na noite passada", disse Davutoglu a jornalistas, em Instambul.

O primeiro-ministro turco concedeu entrevista antes de partir para Bruxelas para a cúpula entre a União Europeia e a Turquia, sobre o fortalecimento da cooperação e a gestão do fluxo migratório.

O outro piloto russo que estava no avião foi resgatado com vida pelas forças especiais russas e sírias, em território sírio, após se ejetar da aeronave de paraquedas.

Na manhã de terça-feira, um F-16 turco abateu um avião militar russo próximo à fronteira com a Síria, na região de Hatay, acusado de invadir o espaço aéreo do país.

A embaixadora da Turquia considerou, entretanto, que o abate de um avião russo confirma as preocupações de Ancara sobre as ações unilaterais da Rússia na Síria. “O que aconteceu na terça-feira confirma as preocupações que mantínhamos sobre as ações unilaterais da Rússia na Síria. Sabemos que a Rússia não está na Síria para combater as forças do Daesh [acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico, EI], os alvos que têm bombardeado não possuem presença do Daesh”, disse Ebru Barutçu Gökdenizler.

Ao se referir-se ao “incidente infeliz”, a representante diplomática da Turquia esclareceu que na manhã de terça-feira os radares turcos detectaram na região “dois aviões não-identificados” e apenas um optou por retroceder.

“Durante cinco minutos foram avisados dez vezes para não entrarem no espaço aéreo turco”, assegurou, antes de ser emitida a ordem de derrubar o SU-24 que “continuava sem se identificar”. 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia