Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Trump envia Guarda Nacional à fronteira com o México


 Gente de Opinião

Agência Brasil - Os Estados Unidos começaram, na sexta-feira, o envio de militares da Guarda Nacional para a fronteira com o México, após ordem dada esta semana pelo presidente Donald Trump, com o objetivo de combater a imigração irregular até a finalização da construção do muro.

Em uma declaração conjunta, o chefe do Pentágono, James Mattis, e a secretária de Segurança Nacional, Kirstjen Nielsen, informaram que "tropas da Guarda Nacional estão se mobilizando para apoiar missões de segurança da fronteira".

O Pentágono autorizou o uso de 4 mil soldados da Guarda Nacional, mas não confirmou quantos foram enviados até o momento.

A Guarda Nacional é um corpo de reserva das Forças Armadas dos EUA sob o controle dos estados, por isso que seu envio depende dos governadores.

Antes do comunicado de Mattis e Nielsen, o estado do Texas já havia anunciado o "imediato" envio de 250 militares em seu trecho da fronteira por ordem de seu governador, Greg Abbott.

O envio desses militares será concluído nas próximas 72 horas e se somam aos 100 guardas nacionais que ainda permanecem na fronteira a crise migratória de 2014.

O governador do Arizona, Doug Ducey, também anunciou o envio, a partir da próxima semana, de 150 soldados da Guarda Nacional para sua zona de fronteira.

Abbott e Ducey são republicanos, como a governadora do Novo México, Susana Martínez, que, sem dar ainda números, mostrou seu apoio.

Ainda falta por saber o nível de colaboração quarto estado que compartilha a fronteira com o México: Califórnia, cujos líderes democratas foram contra a maioria das medidas de imigração de Trump até o momento.

Trump ordenou na última quarta-feira a militarização da fronteira em uma tentativa de mostrar força sobre o que ele considera um aumento intolerável da imigração ilegal.

Ele não é o primeiro presidente americano que a enviar militares para a fronteira com o México: em 2006, George W. Bush mandou cerca de 6 mil membros da Guarda Nacional, e Barack Obama destinou 1,2 mil soldados quatro anos mais tarde.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)