Porto Velho (RO) sábado, 17 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Tião Viana defende na Inglaterra que economia verde beneficie povo da Amazônia



O governador Tião Viana cumpriu importante agenda na Inglaterra visando a participação do Acre na chamada economia verde, que envolve um conjunto de mecanismos financeiros para valorizar a produção limpa e compensar os excessos das indústrias responsáveis pela emissão de gases. Elas que deverão pagar pela estocagem de carbono a quem conserva florestas, como é o caso do Acre. O governador participou do Fórum Mundial sobre a Empresa e o Meio Ambiente 2011 (Global Forum on enterprise and the environment - Valuin Ecosystem Services: From New Commitments to Strategic Action) que teve como tema "Valorizando os Serviços dos Ecossistemas: De Novos Compromissos para a Ação Estratégica. Este evento promovido pela escola Smith de Negócios e Meio Ambiente, da Universidade de Oxford, reuniu cerca de 600 das mais importantes pessoas interessadas no assunto, desde cientistas até executivos de grandes empresas multinacionais, como a Pepsi e representantes das principais bolsas de valores do mundo.

No Fórum, o governador foi prestigiado com o convite para fazer a abertura do evento, no início da noite do dia 28, ao lado do professor Sir David King, diretor da Escola Smith, e do embaixador Hans Brattskar, diretor para Clima e Iniciativas Florestais do Governo da Noruega. A palestra de Tião mostrou a realidade econômica e social do Acre, e o projeto de desenvolvimento sustentável do Estado, que destacou-se como um dos mais preparados para começar a negociar estoques de carbono, levantando recursos para investimentos e apoio às famílias que vivem nos campos, rios e florestas do Acre. O Fórum foi realizado na própria Escola Escola Smith, em Oxford.

A agenda do governador incluiu também reunião com o grupo de comunicação Sky do Reino Unido, que junto com a WWF desenvolve o importante projeto que envolve a transferência de 4 milhões de libras esterlinas para contribuir com a conservação de florestas no Acre, permitindo a certificação da produção rural e florestal de mil famílias acreanas.

O governador se reuniu com executivos da Sky, liderados por Nicola Powell, coordenadora de Florestas Tropicais e Engajamento, e do WWF, Mauro Armelin, coordenador do Projeto Amazônia, e Dande, coordenador do Escritório WWF no Acre. Eles trataram do Projeto Sky/WWF no Acre, que deve alcançar a meta de certificar mil famílias de pequenos produtores até dezembro.

A partir desses resultados, abre-se possibilidade de novas parcerias, inclusive com a Sky despertando o interesse de comprar estoques de carbono, o que pode contribuir para acelerar o processo de pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais acreanos que trabalham com práticas sustentáveis. "É a forma mais justa e eficiente para preservar a floresta, pagar por esse serviço a quem ajuda a conservar, que são os ribeirinhos, os pequenos produtores rurais, os moradores da floresta e as comunidades indígenas, isso ajuda para uma economia sustentável e para uma melhor qualidade de vida para todos que vivem no Acre, com mais emprego e salário", esclarece o governador.

Fórum discute desafios e propõe soluções para ações relacionadas ao meio ambiente

O Fórum Mundial sobre a Empresa e o Meio Ambiente 2011 é um dos principais encontros internacionais que discutem o meio ambiente. São em média 120 tomadores de decisão global e pensadores para explorar os principais desafios e metas para alcançar a sustentabilidade.

O evento tem como objetivo central a exploração do cenário atual, possíveis cenários, e os principais desafios sistêmicos e oportunidades dentro da biodiversidade. A escola Smith é quem promove a discussão e tem a missão de preparar as empresas públicas e privadas com as soluções, conhecimentos e redes necessárias para enfrentar os grandes desafios ambientais que nosso planeta enfrenta.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes