Sábado, 10 de setembro de 2011 - 15h55
Kelly Oliveira
Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, enviou hoje (10) carta de solidariedade à secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pelos dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro.
Ele lembrou que 3 mil vítimas morreram na “horrível tragédia”, em 2001. “É com grande pesar que recordamos a perda de inúmeras vidas inocentes, inclusive de cidadãos brasileiros, causadas por brutais e injustificáveis atos de violência”.
O ministro lembrou ainda que em consequência do atentado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou a Resolução 1.368, de 2001. “Foi a primeira [resolução] de várias que caracterizaram o atentado aos EUA como verdadeira ameaça à paz e à segurança internacionais”.
“Desde então, ficou claro que o flagelo do terrorismo exige formas inovadoras de coordenação entre as nações. Assim, a comunidade internacional desenvolveu estratégias globais para combater e prevenir o problema do terrorismo, que incluem, entre outras, o combate às suas causas, o fortalecimento das capacidades nacionais de prevenção e o respeito aos direitos humanos”, disse o ministro na mensagem.
Patriota destacou que o Brasil “sempre condenou e condena com veemência todas as formas de terrorismo” e “reafirma sua determinação, em estrito respeito ao direito internacional, de somar-se a esses esforços globais de ajudar a construir uma ordem internacional mais justa”.
"Dessa forma, estaremos contribuindo de modo significativo para a construção de uma paz duradoura, a qual requer um sistema de segurança efetivamente coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável para todos”.
Hoje, a presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem de solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelos dez anos dos atentados terroristas.
Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia
Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est
A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv
Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS
Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei
MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo
Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe