Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Terrorismo exige formas inovadoras de coordenação


Kelly Oliveira
Agência Brasil


Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, enviou hoje (10) carta de solidariedade à secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, pelos dez anos dos atentados terroristas de 11 de setembro.

Ele lembrou que 3 mil vítimas morreram na “horrível tragédia”, em 2001. “É com grande pesar que recordamos a perda de inúmeras vidas inocentes, inclusive de cidadãos brasileiros, causadas por brutais e injustificáveis atos de violência”.

O ministro lembrou ainda que em consequência do atentado, o Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou a Resolução 1.368, de 2001. “Foi a primeira [resolução] de várias que caracterizaram o atentado aos EUA como verdadeira ameaça à paz e à segurança internacionais”.

“Desde então, ficou claro que o flagelo do terrorismo exige formas inovadoras de coordenação entre as nações. Assim, a comunidade internacional desenvolveu estratégias globais para combater e prevenir o problema do terrorismo, que incluem, entre outras, o combate às suas causas, o fortalecimento das capacidades nacionais de prevenção e o respeito aos direitos humanos”, disse o ministro na mensagem.

Patriota destacou que o Brasil “sempre condenou e condena com veemência todas as formas de terrorismo” e “reafirma sua determinação, em estrito respeito ao direito internacional, de somar-se a esses esforços globais de ajudar a construir uma ordem internacional mais justa”.

"Dessa forma, estaremos contribuindo de modo significativo para a construção de uma paz duradoura, a qual requer um sistema de segurança efetivamente coletivo e a promoção do desenvolvimento sustentável para todos”.

Hoje, a presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem de solidariedade ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelos dez anos dos atentados terroristas.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes