Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Terremoto atinge o Japão e causa alerta de tsunami



UOL Notícias

Um terremoto de magnitude 7,1 na escala Richter atingiu o nordeste do Japão na noite deste sábado (manhã de domingo no país), segundo a agência Kyodo. O Serviço Geológico dos EUA informa que a magnitude do tremor é de 7.0 pontos. Ainda não há informações sobre vítimas. Houve um alerta de tsunami no litoral das províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima e a agência AFP diz que uma onda de no máximo 50 centímetros pode atingir a costa do país.

Segundo a Kyodo, na região de Ofunato, no distrito de Iwate, foi registrado um tsunami de 10 centímetros. Comunidades na costa do Pacífico receberam alertas para se dirigirem a locais mais altos, mas nenhum dano foi reportado logo após o terremoto, que aconteceu às 9h57 (21h57 deste sábado em Brasília). O epicentro do tremor está a cerca de dez quilômetros de profundidade no mar em frente ao litoral nordeste do Japão, o mais afetado pelo devastador terremoto do dia 11 de março.

Os funcionários da usina nuclear de Fukushima foram retirados do local e a companhia Tokyo Electric Power disse que não há sinais de danos imediatos na usina, onde está sendo construído um sistema de resfriamento dos reatores.

O terremoto foi sentido de forma moderada. No entanto, devido aos danos causados pelo tremor de 11 de março, muitas construções do país estão com falhas em sua estrutura e podem ser facilmente abaladas por fenômenos geológicos relativamente mais fracos.

O tremor do início do ano deixou milhares de mortos e desaparecidos no país.

*Com agências internacionais
 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Governador Marcos Rocha já está na Jordânia.

Marcos Rocha, juntamente com toda a equipe do Consórcio de Governadores do Brasil Central, chegou em segurança e expressa seus agradecimentos.Veja o

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Marcos Rocha detalha permanência em Israel durante entrevistas à CNN e Record New

Em meio ao agravamento da crise no Oriente Médio, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha (União Brasil), falou ao vivo com duas redes de tel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

Nota Oficial sobre a situação do governador Marcos Rocha em Israel

O Governo de Rondônia informa que o governador Marcos Rocha está em  Israel, em segurança, onde se encontra em missão oficial para estreitar relaçõe

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Gente de Opinião Domingo, 22 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)