Porto Velho (RO) terça-feira, 7 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Temer representará Dilma na 5ª Cúpula da Unasul


Renata Giraldi
Agência Brasil


Brasília – O vice-presidente Michel Temer vai representar a presidenta Dilma Rousseff na 5ª Cúpula da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), nos próximos dias 28 e 29, em Assunção, no Paraguai. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores. O tema da reunião será Transformação do Estado e Desenvolvimento, mas os debates serão dominados pelas discussão sobre os impactos da crise econômica internacional.

A Unasul é formada por 12 países. No final das discussões, os chefes de Estado e de Governo deverão aprovar os documentos Declaração de Assunção e Plano de Ação de Assunção, que servirão de base para a orientação dos projetos de cooperação ibero-americana em 2012.

Ontem (26), a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Angela Holguín, defendeu que todos os países latino-americanos se unam na tentativa de reagir coletivamente aos impactos causados pela crise econômica.

Para Holguín, a melhor alternativa é ampliar os acordos bilaterais e multilaterais. A chanceler veio ao Brasil para intensificar as parcerias em tecnologia, educação, no combate à violência e à exploração sexual.

Na reunião da Unasul, as autoridades devem ressaltar a necessidade de buscar estratégias de desenvolvimento sustentável e políticas públicas, inclusivas e participativas, para a superação da pobreza e da desigualdade social.

Ontem, Dilma avisou que não participaria das reuniões em Assunção. Na próxima semana, ela segue para Cannes, na França, onde participa da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo). Em discussão, a crise econômica internacional. Até o fim do ano, a presidenta pretende ir à Argentina, à Venezuela e ao Uruguai.
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia