Porto Velho (RO) domingo, 14 de agosto de 2022
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Temas sociais e de gênero fazem parte da agenda de Dilma em Nova York


Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
Carina Dourado
Enviada Especial da EBC


Brasília e Nova York – Em Nova York, a presidenta Dilma Rousseff dedicará o dia hoje (19) aos temas sociais e de gênero. Inicialmente, ela participa de uma reunião sobre doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo é discutir a prevenção e o controle dessas enfermidades no mundo. No entanto, Dilma deverá aproveitar a oportunidade para defender a necessidade de parcerias entre os países em busca do fim das desiguadades e de solução para os desafios sociais e econômicos.

A presidenta quer ainda mostrar as políticas públicas desenvolvidas no Brasil nas áreas de saúde e de ampliação do acesso da população aos tratamentos e cuidados para o bem-estar. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanha Dilma na reunião.

Em seguida, na parte da tarde, Dilma se reúne com Michelle Bachellet, ex-presidenta do Chile e chefe da agência da Organização das Nações Unidas para a Mulher. Em pauta, os esforços conjuntos que podem ser desenvolvidos para incentivar a participação das mulheres em ações políticas e institucionais no mundo.

A presidenta chegou ontem (18) a Nova York e aproveitou para repassar os discursos que fará no período em que permanecerá nos Estados Unidos e visitar uma exposição de arte. Segundo assessores, ao ler o jornal The New York Times ela se interessou pela mostra do pintor holandês Frans Hals, no Metropolitan Museum.

Ontem, a presidenta foi à exposição acompanhada da filha Paula e dos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; das Relações Exteriores, Antonio Patriota; do Esporte, Orlando Silva; e da Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas. A visita durou cerca de uma hora.

No museu a presidenta foi reconhecida por brasileiros, posou para fotografias e conversou com eles. Em seguida, foi a um dos restaurantes que há nas redondezas do Metropolitam Museum.

Amanhã (20), Dilma se reúne com os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da França, Nicolas Sarkozy, além de participar dos debates do grupo denominado Governo Aberto – que engloba 60 países que se comprometem a discutir e executar políticas públicas transparentes.

Nas reuniões com os presidentes norte-americano e francês, Dilma pretende, segundo assessores, conversar sobre temas bilaterais, mas também questões que afetam a comunidade internacional como um todo. A presidenta também tem encontros marcados com os presidentes do México, Felipe Calderón, e o da Nigéria, Goodluck Jonathan, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Missão em Israel proporciona grande experiência de fortalecimento comercial com produtos de Rondônia

Uma missão para um país como Israel, que se reinventou superando adversidades naturais e políticas, torna-se de grande relevância estratégica para est

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

Em Tel Aviv, potenciais de Rondônia são apresentados para empresários em Missão Internacional do Sebrae

A Missão Internacional Israel, promovida pelo Sebrae em Rondônia deve gerar grande frutos em breve. Empreendedores rondonienses compuseram a comitiv

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Ômicron deve infectar mais da metade da Europa em 6 a 8 meses, segundo a OMS

Mais da metade da população europeia deve ser infectada pela variante Ômicron do coronavírus nas próximas seis a oito semanas, disse nesta terça-fei

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

MSF encontra 10 mortos em barco de madeira à deriva no Mediterrâneo

Em 16 de novembro, durante uma difícil operação de busca e resgate a menos de 30 milhas náuticas da costa da Líbia no Mediterrâneo Central, a equipe