Porto Velho (RO) domingo, 25 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Síria: Equipe internacional inspeciona armas químicas


 

Da Agência Lusa  / Agência Brasil

Damasco – A equipe internacional que chegou à Síria para inspecionar as armas químicas começou hoje (2) o trabalho de verificação da lista de locais de armazenamento fornecida pelo governo. O grupo fará alguns testes prévios à destruição das armas.

A equipe, que chegou ontem (1º) ao país pela fronteira com o Líbano, tem 19 integrantes encarregados do trabalho de destruição das armas químicas e 14 representantes da Organização das Nações Unidas (ONU). O grupo dará cumprimento à Resolução 2.118 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada sexta-feira (27).

A Organização para a Interdição de Armas Químicas é responsável pela aplicação da resolução, que prevê a destruição do arsenal até junho de 2014.

A organização recebeu documentos do regime sírio com a lista das armas que tem. Entre elas, os peritos calculam haver mil toneladas de gás sarin, gás mostarda e outros químicos proibidos em cerca de 45 locais.

A resolução é resultado de acordo entre os Estados Unidos e a Rússia, negociado na sequência de um ataque com armas químicas, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco, que deixou centenas de mortos.

Recentemente, outra equipe de inspetores da ONU concluiu a missão de investigar, na Síria, o ataque de 21 de agosto. Em relatório preliminar, divulgado após a primeira missão, os inspetores confirmaram a utilização de gás sarin no ataque de agosto.

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes