Domingo, 19 de outubro de 2008 - 09h39
O comércio internacional de Rondônia deve ganhar brevemente um reforço nos negócios com o Peru. Para isso, será firmado um acordo de cooperação comercial entre a Sociedad Nacional de Industrias, de Arequipa (Peru), Simpi Rondônia, Amazon Business Export – Brasil e IICC (Internacional Industrial & Commercial Cooperative.
Por esse tipo de acordo, o Simpi já tem contratos nos setores de indústria, agrícola e agroindustrial entre empresas brasileiras, norte-americanas, canadenses, chinesas e da Oceania (Austrália), além de outras do próprio Peru.
Praticamente fechado, o acordo foi feito depois de uma conversa entre o presidente do Simpi, Leonardo Heuler Calmon Sobral, e Ana Maria Chaquehuanca, de Arequipa, que conheceu o potencial de negócios, principalmente a exportação, do sindicato rondoniense, tendo experimentado contatos através da internet, sistema que deverá ser utilizado nos futuros negócios entre microempresas de Rondônia e do Peru.
O encontro foi viabilizado através de intermediação do Sebrae em Rondônia.
“Atualmente, temos vários negócios entre as empresas de vários países que vão de uma mesa a US$ 1 milhão de dólares, incluindo casas pré-fabricadas, redes, frutas, mel etc.”, explica Leonardo Sobral. 
De acordo com ele, “temos uma atuação muito forte no comércio internacional, com agentes e agências em 12 países, fomentando negócios, negociando em português, procurando e negociando diretamente via computador”.
As negociações se processam através dos escritórios e organizações-membros, incluindo oferta de produtos nos países da área de cobertura, envolvendo prospecção de mercado, confecção de catálogos, web-comerce internacional – com a criação de uma página especial para a promoção e intercâmbio em espanhol, inglês, francês e português.
“Assim como os demais acordos, o acertado com a empresária Ana Mara Chaquehuanca, de Arequipa, será igualmente importante para as micro e pequenas empresas de Rondônia”, avalia Leonardo Sobral.
Fonte: Simpi
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
Quinta-feira, 6 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)