Segunda-feira, 2 de agosto de 2010 - 05h48
	
	Brasília – Duas semanas depois de a Argentina aprovar a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, um parlamentar do Chile quer que o país siga o mesmo caminho. O senador e presidente do Partido Socialista chileno, Fulvio Rossi, de oposição, disse que amanhã (3) apresentará uma proposta semelhante à da Argentina. Segundo ele, é necessário alterar o Código Civil do país para permitir a união gay.
As informações são da agência oficial de notícias da Argentina, a Telam. Para o senador, é fundamental provocar o debate, a partir da apresentação da proposta, e assim buscar a autorização para a união entre pessoas do mesmo sexo.
“A questão envolve a alteração do Código Civil, permitindo legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo”, afirmou Rossi. De acordo com ele, a Igreja Católica deve ser mais “acolhedora” ao tratar com as pessoas que pensam de maneira diferente.
No Chile, onde 95% da população se declaram católica, o assunto é considerado bastante controvertido. O arcebispo de Santiago, Francisco Errazuriz, comparou a uma “aberração” o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
"Quando classificamos que uma determinada conduta, que é a prática de quase 2 milhões de pessoas, é uma aberração, isso provoca imensa dor em muita gente”, afirmou o senador, que conta com o apoio do Movimento de Ação e Liberação Homossexual do Chile.
No último dia 15, o Senado argentino, depois de 14 horas de debate, aprovou a lei que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Em meio a críticas das igrejas Católica e evangélicas, a proposta contou com o apoio da presidente Cristina Kirchner. A Argentina passou a ser o primeiro país latino-americano a legalizar a união entre homossexuais.
	Fonte: Agência Brasil
	 
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025
A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

O Sebrae em Rondônia abre a 2ª chamada para Chamada Pública nº 001/URPVH/2025 para selecionar pequenos negócios rondonienses interessados em partici

Guayaramerín, Bolívia – O Professor Cléber Maurício de Lima, coordenador do Curso de Música da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), participou d
 Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
    Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)