Porto Velho (RO) quinta-feira, 2 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Secretário de Obama diz que EUA confiam em instituições democráticas do Brasil



José Romildo - Correspondente da Agência Brasil

No dia em que o Senado brasileiro discute o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o secretário de Imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou que, embora esteja passando por “um momento difícil”, as instituições brasileiras “maduras, duráveis e democráticas” continuarão recebendo a confiança dos Estados Unidos.

Segundo Hisg Earbestm, a atenção do mundo estará focada no Brasil, principalmente por causa dos Jogos Olímpicos. “Então, o Brasil está sob escrutínio e sob alguma pressão, mas os Estados Unidos vão apoiar nosso amigo e parceiro, enquanto lidam com os desafios significativos que enfrentam agora”.

Ao ser indagado sobre se as dificuldades políticas preocupam o governo norte-americano, Josh Earnest disse que “o Brasil tem um sistema de leis, é uma democracia madura e pode resolver esses conflitos políticos [no âmbito] do país”.

Zika

O secretário de Imprensa também comentou sobre as preocupações de atletas norte-americanos que participarão dos Jogos Olímpicos em agosto deste ano, no Rio de Janeiro. “Sabemos que o vírus Zika é muito mais difundido no Brasil do que nos Estados Unidos. Por isso, oferecemos nossa ajuda e apoio para as autoridades brasileiras”

Earnest acrescentou que as autoridades brasileiras estão trabalhando de maneira “árdua” para garantir que os atletas possam ficar no Brasil com segurança. “Obviamente, apoiamos os esforços para que os atletas recebam a garantia de segurança durante os jogos", concluiu o secretário.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia