Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rússia suspende decreto que impede conflito com forças americanas no Oriente Médio


Gente de Opinião

Da Sputnik Brasil

Após o ataque norte-americano contra a base aérea de Shayrat, Moscou suspendeu o memorando firmado com Washington sobre a segurança dos voos da aviação no decorrer da operação na Síria, declarou o Ministério das Relações Exteriores russo.

Ao mesmo tempo, o Ministério russo classificou a decisão dos EUA de atacar a base aérea na Síria como uma abordagem leviana, que acentua os problemas existentes: escolheram fazer uma demonstração de força, contrapor-se ao país que combate o terrorismo.

"Não é a primeira vez que os EUA demonstram uma tal abordagem leviana, que apenas acentua os problemas já existentes e ameaça a segurança internacional. A própria presença de militares norte-americanos e de outros países em território sírio sem o consentimento do governo do país ou decisão do Conselho de Segurança da ONU é uma grave, clara e infundada violação do direito internacional", disse a diplomacia russa.

O ministério russo destacou que, se anteriormente "isso era explicado como combate ao terrorismo, atualmente é um claro ato de agressão contra a Síria soberana".
"Obviamente, a decisão de lançar mísseis [contra a Síria] foi tomada antes do incidente em Idlib, usado como pretexto para a demonstração de força", frisou o ministério.

"As ações dos EUA destroem ainda mais as relações russo-americanas", concluiu o ministério.

A coalizão nacional das forças da oposição da Síria comunicou na terça (04) a existência de 80 vítimas do ataque com utilização de armas químicas em uma cidade perto de Idlib. Segundo a informação, 200 pessoas ficaram feridas. Os representantes da oposição acusam as forças governamentais da Síria da autoria do ataque. O comando do exército sírio negou as acusações, responsabilizando os jihadistas e os seus patrocinadores.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)