Porto Velho (RO) quarta-feira, 8 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Rebeldes líbios cercam cidade natal de Khadafi



Da BBC Brasil

Âgência Brasil, Brasília – Os rebeldes líbios avançaram hoje (31) em direção a Sirte, cidade natal do líder do país, Muammar Khadafi. Segundo relatos de moradores, os rebeldes abriram uma terceira frente ao sul de Sirte, com a finalidade de estabelecer um cerco à cidade. Tiros estão sendo disparados de dentro da cidade.

Sirte é um dos últimos redutos do país que continua nas mãos do regime de Khadafi. Os líderes rebeldes do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia deram um ultimato às forças leais a Khadafi, ameaçando com uma ofensiva militar se não houver rendição até sábado.

Mas, segundo interlocutores de Khadafi, o líder não aceita o ultimato, que ele descreveu como sendo um alerta de "cães armados". A mulher e três filhos de Khadafi estão refugiados na Argélia desde anteontem (29).

Porém, o paradeiro de Khadafi permanece desconhecido. Há informações, não confirmadas oficialmente, que ele está nas regiões de Sirte, Bani Walid ou Sabha. Segundo o vice-líder do CNT, Ali Tarhouni, os rebeldes desconfiam de onde Khadafi esteja e estão confiantes de que vão capturá-lo.

A Anistia Internacional disse temer que combatentes leais a Khadafi presos pelos rebeldes sofram maus tratos. A organização não governamental informou ainda que até mesmo pessoas que estavam internadas em hospitais foram tiradas de seus leitos e presas.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia