Quarta-feira, 24 de junho de 2015 - 15h49
A Procuradoria de Nápoles pediu hoje (24) uma pena de cinco anos de prisão para o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, acusado de ter corrompido um senador, informou a agência France Presse. A decisão do tribunal deverá sair no dia 8 de julho. O ex-chefe do governo italiano, de 78 anos, poderá recorrer no caso de ser condenado.
A procuradoria também pediu uma pena de quatro anos e quatro meses de prisão para Valter Lavitola, uma pessoa próxima de Berlusconi que teria entregado dinheiro ao senador.
O caso remonta às eleições legislativas de 2006, ganhas pela coligação de esquerda liderada por Romano Prodi. No entanto, Prodi tinha uma apertada maioria no Senado italiano.
Poucos meses depois da votação, Sergio De Gregorio, senador eleito pela coligação de Prodi, passou para o lado de Silvio Berlusconi.
Esta decisão tornou ainda mais frágil a maioria governamental e acelerou a queda de Prodi, que ocorreu em 2008, menos de dois anos depois do início de seu governo.
Segundo a Procuradoria, Berlusconi pagou 3 milhões de euros a Sergio De Gregorio para que ele mudasse de lado. Gregorio admitiu, para magistrados e à imprensa, que recebeu os pagamentos.
Romano Prodi foi o único candidato de esquerda que conseguiu vencer, em duas ocasiões, Silvio Berlusconi em eleições legislativas – em 1996 e em 2006.
Berlusconi, magnata da imprensa italiana, foi condenado por fraude fiscal, em sentença final confirmada em agosto de 2013.
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois
O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus
Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)