Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente Ortega descarta antecipar eleições na Nicarágua


 Em meio ao acirramento da crise política e social, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, descartou a possibilidade de antecipar as eleições, previstas para 2021. Em tom crítico, ele atacou os adversários a quem classificou como “golpistas”.

Segundo o presidente, haverá tempo para as eleições “tal como manda a lei e a seu tempo”.

Desde 18 de abril, manifestantes saem às ruas das principais cidades da Nicarágua em protesto contra o governo e o presidente Ortega. Os embates entre civis e forças de segurança do governo tornaram cotidianos no país.

A estimativa das organizações não governamentais é que mais de 300 pessoas morreram e pelo menos 150 estão desaparecidas.

Ortega convocou os simpatizantes para uma “caminhada pela paz e segurança” no país.

Protestos

Ontem (7) houve protestos contra o governo nas cidades de Granada, Moyogalpa e Rivas (sur). Agricultores fecharam estradas e cobraram a saída de Ortega.

Pelo menos cinco pessoas morreram nos últimos ataques das "forças combinadas" do governo da Nicarágua contra cidadãos que se opõem à gestão do presidente Daniel Ortega, informaram neste domingo organizações humanitárias. Nos ataques desta manhã nas cidades de Jinotepe e Diriamba, na região do Pacífico da Nicarágua, três pessoas morreram em decorrência dos disparos. A informação é do Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (Cenidh).

As identidades dos mortos não puderam ser confirmadas, uma vez que os ataques continuam e seus corpos ficaram jogados nas ruas, dois deles em Diriamba e um em Jinotepe.

A quantidade de mortos pode aumentar, segundo o Cenidh, já que os hospitais públicos e privados de ambas cidades foram sitiados pelas "forças combinadas", integradas por policiais, parapoliciais, paramilitares e grupos governistas, equipados com armas de guerra.

Outro jovem foi encontrado morto nesta madrugada em Matagalpa. Um homem, que também não foi identificado, foi localizado sem vida na cabine de um trator.  Mario Peralta, de 18 anos, foi morto com 18 disparos durante um ataque na cidade de León, no noroeste da Nicarágua, segundo seus parentes.

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Panettone de Chocolate do Brasil é eleito o segundo melhor do mundo em competição internacional na Itália

Liderado pelo padeiro cearense da Cheiro do Pão, Brunno Malheiros, o time Squadra Brasile 2025, composto também por Joze Nilson Diniz (SP), Matheus

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

Escritora Ana Paula Fanz lança livro na Frankfurter Buchmesse 2025

A escritora brasileira Ana Paula Fanz, membro da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, Coordenadoria Rondônia e Membro Correspondente In

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)