Porto Velho (RO) domingo, 18 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidente do Paraguai reclama de isolamento


Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – Em visita à Espanha, o presidente do Paraguai, Federico Franco, reclamou hoje (2) do isolamento dos paraguaios devido à suspensão do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Franco se queixou também do tratamento, que considera diferenciado, entre Paraguai e Venezuela. O Paraguai está suspenso do Mercosul e da Unasul há mais de nove meses.

De acordo com Franco, o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, foi reconhecido como legítimo logo após a morte do presidente Hugo Chávez, em 5 de março. Já seu governo não é considerado legítimo e sofre restrições desde o impeachment do então presidente Fernando Lugo, em junho de 2012.

“Eu expliquei [em entrevista concedida à emissora pública estatal] para toda a Europa que o meu governo é 100% legítimo e constitucional”, disse Franco. “O Paraguai foi isolado por questões ideológicos por um grupo de países.”

Em junho de 2012, o Mercosul e a Unasul aprovaram a suspensão temporária do Paraguai por discordar da forma como foi conduzido o processo de impeachment de Lugo. Para os líderes da região, foi rompida a ordem democrática no Paraguai. A suspensão ainda está em validade. Desde então, Franco, que era o vice-presidente da República do Paraguai, assumiu o poder.

No próximo dia 21, os paraguaios irão às urnas para escolher o novo presidente da República. Há 11 candidatos disputando as eleições. Em entrevista à TVE, emissora pública da Espanha, Franco disse que seu governo é legítimo porque a Constituição determina que o vice-presidente da República substitua o presidente em caso de impedimento.

“É uma questão ideológica. Estou disposto a responder todas as perguntas que possam surgir. Quero reafirmar que a situação atual é absolutamente constitucional”, ressaltou o presidente do Paraguai, que informou estar na Espanha para “seduzir” os espanhóis pelos negócios paraguaios.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai e da emissora pública de televisão da espanha, TVE
 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes