Porto Velho (RO) sábado, 4 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Presidenta aproveitar cúpula para se reunir com Chávez


 
Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – No intervalo das sessões da 3ª Cúpula América do Sul-Países Árabes (Aspa), em Lima (Peru), a presidenta Dilma Rousseff deve aproveitar para conversar com vários presidentes da República. A relação de reuniões aumenta diariamente. Inicialmente, estão previstas conversas de Dilma com os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Colômbia, Juan Manuel Santos. Mas até o embarque da presidenta, outros nomes devem ser incluídos.

De acordo com diplomatas que organizam a cúpula, reuniões como essa em Lima são aproveitadas também pelos chefes de Estado e de governo para conversas bilaterais. Como a presidenta assumiu o governo no começo deste mês, os líderes políticos querem conhecer as propostas dela e alinhavar os acordos de interesse mútuo.

Mas a cúpula também terá momentos de cultura e premiação. Um dos homenageados é o escritor brasileiro de origem libanesa Milton Hatoum, de 58 anos, cuja obra tem um tom crítico. Autor de quatro livros, ele mostra aspectos da cultura árabe e brasileira de forma constante.

A premiação de cinema é para o diretor e coreógrafo egípcio Youssef Chahine, que morreu em 2008 aos 82 anos, cujo trabalho se caracterizou por romper regras e estabelecer um novo estilo no mundo árabe. O prêmio na área musical será para a cantora colombiana de origem libanesa Shakira, de 33 anos, que costuma misturar ritmos latinos, norte-americanos e até árabes nas suas composições.

Paralelamente, haverá uma exposição de fotografias denominada Amrik - com imagens de episódios que contam a imigração e a influência árabe em países sul-americanos. A mostra compõe as comemorações dos 130 anos da imigração árabe na América do Sul. Apenas no Brasil há mais de 10 milhões de descendentes de libaneses – a maior colônia entre os povos árabes no Brasil.


 

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia