Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Possível foco de gripe aviária é detectada na Coreia do Sul


Seul, 12 mar (EFE).- As autoridades sul-coreanas detectaram um possível foco de gripe aviária em frangos que, se for confirmado poderia ser o primeiro do país em dez meses, informou nesta segunda-feira (data local) o Ministério de Alimentação, Agricultura, Florestas e Pesca de Seul.

O foco foi detectado no domingo em uma fazenda de aves de curral na província de Chungcheong do Sul (oeste do país), onde cerca de uma centena do total de 450 frangos mostraram sintomas da gripe
aviária, segundo o Ministério sul-coreano citado pela agência local "Yonhap".

Cerca de 40 frangos da fazenda já morreram e um primeiro teste sobre dez aves com sintomas de gripe aviária deu resultado positivo, embora o Ministério confirmará ao longo do dia a presença desta doença após realizar uma investigação mais exaustiva.

Além de determinar se os frangos estão infectados com a gripe aviária, o estudo precisará se se trata de uma cepa contagiosa do temido vírus.

Se for confirmado que se trata do tipo H5 ou H7, duas variantes altamente patógenas, o Governo sul-coreano confirmará os resultados finais na terça-feira após realizar um teste adicional.

Além disso, se o foco detectado responde a algum dos dois citados supostos, a Coreia do Sul emitirá uma ordem de isolamento para todas as aves de curral do país, assegurou o Ministério.

O foco suspeito de gripe aviária é o primeiro no país asiático desde o dia 16 de maio do ano passado.

Em outros países da região da Ásia e do Pacífico esta doença chegou a contagiar seres humanos e neste ano já custou a vida de duas pessoas na China, outras duas no Vietnã e cinco na Indonésia.

Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

Originários levam inovação de Rondônia à Europa com apoio do Sebrae

A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um dos maiores palcos tecnológicos do mundo. A inovação que nasce na Amazônia ganhou espaço em um d

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Destaque de Rondônia ganha visibilidade global em evento internacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o tambaqui de Rondônia marca presença na Seafood Expo North America, maior feira de pescados das Américas, realizada

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Missão Empresarial levará empreendedores de Rondônia à maior feira de alimentos da América Latina

Sebrae em Rondônia, por meio da regional de Ariquemes, está com inscrições abertas para a Missão Empresarial que levará empreendedores à ANUGA Selec

Diplomacia Italiana fortalece laços  comerciais e  culturais em Porto Velho

Diplomacia Italiana fortalece laços comerciais e culturais em Porto Velho

No dia 10 de março de 2026, a Associação Santa Marcelina Saúde, em Porto Velho, recebeu a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Corte

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)