Porto Velho (RO) segunda-feira, 30 de março de 2020
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Pior ciclone de todos os tempos no Hemisfério Sul atinge Fiji



Da Agência Lusa

As Ilhas Fiji, no Sul do Oceano Pacífico, foram atingidas hoje (20) pelo mais forte ciclone já sentido no Hemisfério Sul. Foram registradas evacuações em massa, o toque de recolher foi ativado, e a população cobriu todas as janelas com cobertores.

A tempestade, que atingiu a categoria cinco, o nível mais elevado, atingiu a ilha principal de Viti Levu durante a noite, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC). Desde o início do dia, voos foram cancelados e os centros de evacuação foram ativados.

"Como nação, estamos enfrentando uma provação do tipo mais grave. Temos que ficar juntos, como povo, e olhar uns pelos outros. Estejam alerta e preparados", disse o primeiro-ministro, Voreqe Bainimarama, em discurso nacional.

Com ventos de até 220 quilômetros por hora (km/h) e rajadas de até 315 (km/h), o ciclone Winston foi o primeiro de categoria cinco a atingir a região, noticiou o jornal Fiji Times.

O Diretor Nacional de Gestão de Desastres, Akapusi Tuifagalele, disse que foram ativados 758 centros de evacuação naquela região, onde vivem cerca de 900 mil habitantes.

O ciclone Winston atingiu hoje a ilha mais a norte de Vanua Levu. Há relatos ainda não confirmados de árvores caídas e telhados de casas arrancados.

As companhias aéreas Fiji Airways, Virgin Australia e Jetstar cancelaram todos os voos para Fiji, destino de férias bastante popular entre australianos e neozelandeses.

O governo impôs um toque de recolher em todo o país, com avisos aos moradores para não saírem de casa.

Há uma semana, o Winston afeta o sul do Pacífico, tendo contornado Vanuatu e Tonga e e seguido em direção a Fiji.

Mais Sobre Mundo - Internacional

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisa mostra características de pessoas infiéis

Pesquisadores de universidades americanas sugerem que os potenciais infiéis têm um perfil: Apresentam níveis educacionais e financeiros acima da méd

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

O minério Niobium da Amazônia brasileira desperta cobiça internacional por ser estratégico para as indústrias

Quem pensa que o presidente francês Emmanuel Macron foi o primeiro presidente de uma potência europeia a questionar a soberania brasileira sobre a 

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Suicídio - OMS alerta para adoção de estratégias de prevenção

Dos 183 países integrantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 38 pesquisados pelo organismo, entre eles o Brasil, contam com uma estratégia