Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Petrobras anuncia descoberta de petróleo na Colômbia


Nielmar de Oliveira
Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Petrobras divulgou nota na noite de hoje (19) informando a descoberta de petróleo no Poço Guando SW 1, na bacia do vale superior de Magdalena, em Tolima, na Colômbia.

Segundo a nota, a Subsidiária Petrobras Colômbia comprovou a existência de petróleo no Poço Guando SW 1, a uma profundidade final de 1.576 metros. Os testes realizados comprovaram a existência de petróleo com cerca de 23,9º API e taxas iniciais de produção de 500 barris de petróleo por dia.

O grau API (º API) é uma escala hidrométrica criada pelo American Petroleum Institute (API) e utilizada para medir a densidade relativa de óleos e derivados, como é o caso do petróleo. Quanto maior o grau API, maior o valor do produto no mercado. Petróleo com grau API de 22 a 30 são considerados médios.

Os trabalhos realizados em Guando SW 1 correspondem à retomada da exploração do Bloco Boquerón, já em produção, no qual a Petrobras é a operadora. No mesmo bloco, a Petrobras desenvolveu há 12 anos o Campo Guando, uma das maiores descobertas de petróleo na Colômbia dos últimos 15 anos.

Os testes de longa duração (TLD) foram iniciados pela companhia em 27 de outubro e terão seguimento com o objetivo de avaliar o potencial da descoberta. A Petrobras iniciou suas atividades na Colômbia em 1972, com um projeto exploratório que marcou o início da atuação internacional da empresa.

Atualmente, a estatal atua no segmento de exploração e produção na Colômbia em seis campos de produção, em quatro dos quais como operadora, e em 14 blocos exploratórios, seis deles no offshore (no mar). A empresa brasileira trabalha também no segmento de distribuição e comercialização de combustíveis.
 

Gente de OpiniãoSábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Sábado, 17 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)