Segunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Patriota diz que Chávez deixa marca da liderança


Renata Giraldi
Agência Brasil

Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse hoje (5) que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deixará como legado o exemplo de liderança e do esforço em ampliar os vínculos com o Brasil. Por intermédio de sua assessoria, Patriota lamentou a morte de Chávez e enviou mensagem de solidariedade à população e ao governo venezuelanos.

“A Venezuela, sob a liderança do presidente Chávez, viveu processo sem precedente histórico de aproximação com o Brasil”, disse o chanceler. “O presidente Chávez será lembrado como o líder venezuelano que maiores vínculos teve com o Brasil e que maior contribuição deu aos esforços de integração regional. Sob sua Presidência, a Venezuela tornou-se parceiro estratégico do Brasil e sócio pleno do Mercosul.”

Patriota soube da morte de Chávez ao ouvir o pronunciamento do vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, na televisão. No pronunciamento, Maduro informou que Chávez morreu às 16h47 (horário de Caracas). O chanceler brasileiro conversou com o embaixador do Brasil na Venezuela, José Antonio Marcondes de Carvalho, e também com o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arveláiz.

A presidenta Dilma Rousseff e o chanceler cancelaram a viagem, marcada para quinta-feira (7), para El Calafate, na Patagônia, na Argentina. Assessores da Presidência da República e do Itamaraty informaram que Dilma e Patriota aguardam informações do governo venezuelano sobre o velório e o enterro de Chávez.
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Robert Francis Prevost é eleito papa e se chamará Leão XIV

Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

Presidente da FIERO cumpre agenda internacional em Nova York com foco em sustentabilidade e desenvolvimento da Amazônia

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nov

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

Entenda o conclave, ritual de escolha do novo papa no Vaticano

O conclave é o ritual secular que marca a eleição dos novos papas. A palavra vem do latim cum clave - fechado a chave – e remete à votação secreta q

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

Papa Francisco morre aos 88 anos; conheça a trajetória do pontífice

O papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin

Gente de Opinião Segunda-feira, 19 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)