Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Partido do pres boliviano perde 2 redutos em eleições locais



Da Agência Lusa

O partido do presidente socialista boliviano, Evo Morales, perdeu dois redutos políticos na região de La Paz, nas eleições regionais e autárquicas que ocorreram nesse domingo (29).

O Supremo Tribunal Eleitoral informou que o resultado oficial da apuração vai demorar alguns dias.

O Movimento para o Socialismo (MAS, sigla em espanhol) perdeu a cidade de El Alto, na periferia da capital, e a região de La Paz, que passam a ser governadas pela oposição.

A nova presidenta da Câmara de El Alto, cidade com mais de 1 milhão de habitantes, é Soledad Chapeton, uma educadora, do partido do principal líder da oposição boliviana, o milionário Samuel Doria Medina (centro-direita).

Chapeton, de 34 anos e origem aimara, obteve 55% dos votos frente ao candidato do MAS, Edgar Patana (28%), que tentava ser reeleito, de acordo com a pesquisa Ipsos, feita após o fim da votação para a cadeia de televisão ATB.

O MAS sofreu também derrota na província de La Paz, onde o antigo ministro da Educação Félix Patzi, um dissidente do MAS, conquistou 52% dos votos contra 29% da candidata do partido no poder, Felipa Huanca (alvo de inquérito por corrupção).

O opositor Luis Revilla foi reeleito como presidente da câmara de La Paz, com quase 60% dos votos.

Em outubro passado, Evo Morales foi reeleito presidente pela terceira vez, no primeiro turno das eleições, com 61% dos votos, tendo garantido também o controle do Congresso, com dois terços dos lugares para o seu partido.

Cerca de 6 milhões de eleitores foram chamados a escolher nove governadores de províncias e mais de 4 mil prefeitos.

Gente de OpiniãoSábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

Trump ataca Venezuela e diz que Maduro foi capturado

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (03) um ataque em larga escala à Venezuela. A capital Caracas e outras cidades

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Samuel Saraiva apresenta ao Comitê Judiciário do Senado dos Estados Unidos proposta legislativa sobre o uso do polígrafo como instrumento complementar de defesa em processos civis e criminais Americano

Washington, DC | 16 de dezembro de 2025 — O cidadão norte-americano Samuel Sales Saraiva submeteu formalmente ao Comitê Judiciário do Senado dos Est

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

Do Brasil à US Navy: A Epopeia de Graciela Saraiva, 12 Anos Depois

O destino colocou a neta do ex-combatente Capitão, *Jairo de Freitas Saraiva nas fileiras da Marinha dos Estados Unidos. Ela passou a servir justame

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

Consultora política rondoniense Nani Blanco está entre as 100 mais influentes do mundo, segundo revista americana

A publicitária e estrategista política Nani Blanco, natural de Rondônia e radicada em Brasília, foi reconhecida entre os 100 consultores políticos

Gente de Opinião Sábado, 7 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)