Porto Velho (RO) quinta-feira, 22 de agosto de 2019
×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Papa: Vida humana possui 'dignidade altíssimal'



O Papa Bento XVI presidiu a Celebração das Primeiras Vésperas do I Domingo do Advento e a Vigília pela vida nascente neste sábado, 27, às 18h (em Roma – 15h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro.

"O mistério da Encarnação do Senhor e o início da vida humana estão intimamente e harmonicamente conectados entre si dentro do único projeto salvífico de Deus, Senhor da vida de todos e de cada um. A Encarnação revela-nos com intensa luz e de modo surpreendente que toda a vida humana tem uma dignidade altíssima, incomparável", afirmou o Pontífice.

O Bispo de Roma também sublinhou que toda a pessoa "é um bem em si mesma e é preciso buscar sempre o seu desenvolvimento integral". Em seguida, complementou:

"Com o antigo autor cristão Tertuliano, podemos afirmar: 'É já um homem aquele que o será'; não há nenhuma razão para não considerá-lo pessoa desde a sua concepção".

A iniciativa de realizar a vigília de oração pela vida partiu do próprio Santo Padre, e foi assumida pelas Conferências Episcopais de todo o mundo, com o objetivo de promover o compromisso e o testemunho eclesial por uma cultura da vida e do amor.

Bento XVI salientou que o homem possui uma originalidade inconfundível com relação a todos os outros seres vivos, bem como vive tanto a dimensão espiritual quanto corpórea.

"Operamos nas realidades terrenas e, através dessas, podemos perceber a presença de Deus e tender a Ele, verdade, bondade e beleza absoluta. Saboreamos fragmentos de vida e felicidade e anelamos à plenitude total", expressou.

O Papa recordou que o início do novo Ano Litúrgico oferece "a oportunidade de fazer a experiência da proximidade d'Aquele que criou o mundo, que orienta a história e que tomou conta de nós, alcançando o cume de sua condescendência ao fazer-se homem".


Embrião

O Sucessor de Pedro fez uma afirmação enfática a favor da vida, em contraponto ao que chamou de "tendências culturais que buscam anestesiar as consciências com motivações espúrias":

"Com relação ao embrião no ventre materno, a própria ciência coloca em evidência a autonomia capaz de interação com a mãe, a coordenação dos processos biológicos, a continuidade do desenvolvimento, a crescente complexidade do organismo. Não se trata de um acúmulo de material biológico, mas de um novo ser vivente, dinâmico e maravilhosamente ordenado, um novo indivíduo da espécie humana".

Os protagonistas da política, da economia e da comunicação social foram convidados por Bento XVI a "fazer o que esteja ao seu alcance para promover uma cultura sempre respeitosa pela vida humana, para procurar condições favoráveis e retas de apoio ao acolhimento e desenvolvimento dessa vida".

Fonte: Canção Nova

 

Mais Sobre Mundo - Internacional

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

As mulheres e os homens mais compridos do mundo

Segundo um estudo feito por 800 cientistas do Imperial College em Londres (1) sobre o desenvolvimento da altura das pessoas adultas nos últimos 100

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Dia Mundial do Rock é comemorado neste sábado

Um senhor de mais de 60 anos, vibrante, contestador, revolucionário e que provoca as mais diversas sensações e reações em quem tem contato com ele ou

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morre Lee Iacocca, o pai do Mustang

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos, Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes it

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

Porto Velho: Inscrições para vagas na escola de música Som na Leste encerram nesta quarta, dia 03

A Escola Municipal de Música Som na Leste divulgou edital para matrícula de novos alunos para o preenchimento de vagas para os cursos no segundo semes